CINEMA

  • none
  • none
  • none
por

Dia 27 de Novembro estreia Viva a Liberdade, um filme de Roberto Andò que abriu a passada edição da Festa do Cinema Italiano. Trata-se de uma comédia que representou um dos maiores sucessos de crítica da última temporada em Itália.

Viva a Liberdade é uma paródia sobre o mundo da política italiana, com uma brilhante interpretação de Toni Servillo, protagonista de A Grande Beleza, filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013.

O secretário do principal partido da oposição, Enrico Oliveri, está em crise - as sondagens para as próximas eleições não o favorecem. Uma noite, após um longo debate, Oliveri desaparece sem deixar pistas. O seu assessor, Andrea Bottini, e a sua mulher, Anna, começam a investigar a razão da fuga do secretário. A única solução que encontram para evitar a derrota política é substituí-lo pelo seu irmão gémeo, Giovanni Ernani – acabado de sair de uma clínica psiquiátrica. O secretário reaparece assim, sob a forma de um político poeta, detentor de uma linguagem lúcida, acutilante e surpreendente.

Esta é a premissa para cerca de 94 minutos de filme, onde Toni Servillo interpreta as personagens dos dois gémeos. Não alheio às circunstâncias da política recente em Itália, o filme coloca em perspectiva uma série de questões ligadas à relação entre o real e o ficcional no contexto político. No final ficam-nos as perguntas: Poderá um “louco” salvar uma nação? O optimismo poderá subir ao poder?

Após estreia comercial em mais de que 25 países, em Portugal o filme será um exclusivo UCI Cinemas e poderá ser visto no El Corte Inglês Lisboa e Arrábida-Porto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cinema

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: