CINEMA

  • none
  • none
  • none
  • none
por

Desde dia 20 que o Nimas está ao rubro com um ciclo de cinema Jacques Tati acompanhado de uma exposição de cartazes feitos por ilustradores portugueses. Para quem nunca viu, tem agora a oportunidade de ver, pela primeira vez em Portugal, a obra integral do cineasta em versões digitais restauradas.

Foi a distribuidora Leopardo Filmes que teve a ideia e propôs a alguns ilustradores portugueses a criação de cartazes originais e exclusivos para os filmes de Tati. Catarina Sobral, André Letria, João Fazenda, Sara-a-Dias, Marta Monteiro e Madalena Matoso aceitaram o desafio e criaram um cartaz para cada uma das longas-metragens.

Please activate Easy Media Gallery Pro license key. You can activate here

Esta iniciativa serve também para evidenciar a transversalidade artística do universo de Jacques Tati e a relação estreita com a ilustração que a sua obra contém desde cedo, a qual se estende até aos dias de hoje. O trabalho do cineasta francês tem inspirado continuamente ilustradores e pintores e são vários os artistas que têm usado o imaginário da sua obra de como inspiração, fazendo também as suas próprias criações a partir das personagens e cenários do mestre da comédia.

Os cartazes estão agora em exposição no cinema Nimas; a partir de 1 de Setembro e até dia 23, os filmes e os cartazes poderão ser vistos no Porto no Teatro Municipal Campo Alegre.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cinema

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: