Córtex – memória, atenção, consciência, linguagem, percepção, pensamento
O Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra tem a sua 5.ª edição agendada para estes próximos dias. Dias de cinema de qualidade, mas também de palestras, música, uma masterclass e dois workshops. “É a edição mais ambiciosa de sempre”, nas palavras dos seus directores artísticos – Michel Simeão e José Chaíça.
Lars von Trier é o nome em destaque nesta edição e logo no dia 12, como entrada principal, o festival apresenta duas curtas realizadas por von Trier ainda enquanto aluno da Danish Film School (Nocturne e Befrielsesbilleder / Image of a Relief). Como não há artistas sem mestres, o Córtex convidou para uma palestra Peter Schlepern, antigo professor do realizador e talvez o maior conhecedor da sua obra, com vários livros e artigos publicados (dia 14, pelas 18h00, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra).
A Danish Film School inaugura a nova secção Hemisfério, uma secção que o festival dedica a uma instituição cinematográfica de ensino. Nesta edição, vão ser apresentadas cinco curtas-metragens realizadas por alunos desta escola dinamarquesa. A ideia é em todas as edições do festival haver uma mostra de curtas oriundas de latitudes diferentes, espelhando diferentes atitudes e realidades.
O Festival Córtex tem uma atitude muito positiva e inovadora no que se refere à exibição cinematográfica. Não exige estreias absolutas e exclusivas, permitindo aos realizadores e produtores apresentarem as suas obras em competição noutros festivais. Esta forma de trabalhar não é inibidora da qualidade, antes pelo contrário, basta dar uma vista de olhos pelo programa.
São 28 curtas-metragens em competição, sendo 16 nacionais, produzidas entre 2013 e 2014. Inês de Medeiros, Manuel Mozos, Margarida Vila Nova, Filipe Vargas e Pedro Filipe Marques são os jurados desta competição, que se prevê renhida, dada a diversidade e a qualidade das obras em competição.
Outra novidade desta edição é o alargamento ao público infantil. Há um Mini Córtex programado em colaboração com a Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa. Para além dos filmes, que se querem para todos, há um workshop, orientado pela Monstra, onde se pretende que crianças e adultos possam criar em conjunto o seu próprio filme de animação recorrendo a técnicas de animação directa (dia 15, pelas 11h30 – Centro Cultural Olga Cadaval).
Na Programação Paralela, destaque também para a masterclass orientada pelo realizador João Canijo e pela actriz Anabela Moreira, subordinada ao tema “A individualidade da representação”, em que haverá espaço para diálogo e debate com o público acerca do papel do actor na interpretação e do espectador enquanto receptor dessa representação.
Por tudo isto, e muito mais…, o Cinema (com C grande) muda-se por estes dias para Sintra.