BOA-VIDA

  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none

Fotografias: António Néu.

Fazer as malas, sair de Lisboa e ir até ao Porto representa um novo respirar. Por vezes pensamos que não há nada como apanhar um avião e ir em busca de algo mais numa qualquer cidade europeia, mas chegámos à conclusão de que não é necessário. Continuamos na Europa e a cidade do Porto está à distância de uma viagem de comboio.

Vivemos dias fantásticos na descoberta de uma série de espaços únicos onde pernoitámos, lojas fantásticas, galerias e restaurantes, todos eles com uma grande diversidade de ambientes. Uma rota completa de surpresas e deleite com o cuidado e minúcia das coisas boas da vida que se experenciam a norte.

Iniciámos o nosso on the road pelo hotel The Yeatman. Fica em Vila Nova de Gaia, não é barato mas interessante para cometer uma pequena loucura ocasional. Os prazeres que proporciona estão no palato devido ao excelente restaurante cujo menú é elaborado pelo chef Ricardo Costa e pela grande diversidade de vinhos que o hotel oferece num bar aberto 24h por dia. Tudo isto ilustrado numa varanda para o Porto. Uma paisagem única onde observamos a cidade que é linda em vários horários do dia, desde manhã ao pôr do sol, e na vertente nocturna iluminada por um conjunto de luzes.

No dia seguinte rumámos a um espaço completamente diferente, a Miss'Opo, uma menina do Porto situada no centro da cidade, muito próxima dos Clérigos e exquisite por definição. Os minimais e bem tradicionalmente decorados quartos oferecem grandes doses de conforto e tranquilidade pensados por Paula e Ana, as proprietárias do espaço. A partir das 19h o espaço sofre uma mudança e transforma-se num restaurante onde se experimentam as diversas iguarias de Ana Luandino que agradam a muitos, pois regra geral está cheio. A seguir ao jantar transforma-se num bar em que Paula não consegue dar mãos a medir. Percebemos que é actualmente um dos sítios da moda no Porto.

Nesta viagem fomos vivendo e absorvendo um ilimitado número de experiências, desde um almoço no icónico mercado do Bolhão, até um copo ao final do dia no Café Candelabro. Fica na esquina da Rua da Picaria com a Rua da Conceição, o ambiente é cinematográfico, repleto de livros, câmaras e objectos que nos conectam com o mundo da sétima arte. Está normalmente cheio mas dá para conversar. Logo ao lado está uma janela virada para o gin. Literalmente pois o espaço é composto por uma, à qual os amantes de Gin se podem aproximar e pedir a bebida.

Ao longo do dia fomo-nos deleitando com a oferta que a cidade propicia a nível de espaços que nos enchem as medidas, como o atelier de joalharia Mimata ou a conceptual loja de design Colönia. O dia terminou com um acessível jantar numa das melhores tascas da cidade, a Taberna Santo António onde se come muito bem e se paga muito pouco.

À noite um agitado copo na Miss'Opo onde se respira descontracção e se comemora o aniversário de uma artista plástica. No dia seguinte começámos por tomar um café na Ribeira e visitar uma feira alternativa no Mercado Ferreira Borges. São várias as feiras que se podem visitar na cidade. Todas elas com boas ofertas a nível de roupa, acessórios, artigos vintage e música, como é o caso de uma feira que acontece todos os sábados  na praça Carlos Alberto. Esta está muito próximo das ruas da Cedofeita e Miguel Bombarda, a famosa rua das galerias. Visitámos várias e gostámos especialmente da exposição de Fernando Queirós na Galeria Presença.

Algumas coisas mudaram nesta rua, mudanças que incluem o Artes em Partes que se encontra agora na Rua do Rosário e com uma oferta inferior à qual estávamos habituados. No entanto vale a pena ir até lá para ver e ouvir a boa selecção de discos da loja Muzak. Não muito longe dali encontra-se outro espaço bom para conversar e beber a cerveja Sovina, criada por uma família do Porto apaixonada por cerveja. Deram asas à imaginação e assim nasceu a Sovina. Tem cinco sabores (nós provámos três) e é óptima. O espaço chama-se Vitória e foi lá que terminámos o nosso dia.

Esta foi a primeira parte da nossa viagem. Para a semana faremos a segunda parte do guia dos espaços que fomos conhecendo e que nos foram inspirando.

Cenas dos próximos capítulos:

Miss'Opo, Mimata, Favorita, Hotel Teatro, Guedes e muito mais...

Este artigo faz parte da série Umbigo no Porto.

Ver também: Miss'OpoMimata, Hotel Teatro e Pensão Favorita

ARTIGOS RELACIONADOS

Boa-vida

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: