A Nespresso é a primeira marca a lançar um processo de café sofisticado, inspirado na indústria vínica, ao criar uma Edição Limitada de Colheita Tardia, apresentando Naora – o seu distinto Grand Cru Limited Edition para a Primavera de 2012.
Preparado com a mesma precisão meticulosa e a paixão de um bom vinho, Naora foi criado na sequência da constante busca da Nespresso por novos aromas. Desenvolvido através de uma colaboração com a Federação Nacional de Produtores de Café Colombiano, os Coffee Experts da Nespresso inspiraram-se na enologia para desenvolver uma pioneira e complexa “colheita tardia” – utilizando um controlo rigoroso para permitir o amadurecimento dos grãos de café, até ao último minuto possível. Com o tempo da essência, os especialistas em café da empresa conseguiram obter o sabor único de groselha selvagem e de mirtilo em Naora, permitindo aos amantes de Nespresso desfrutar do seu momento de café, a qualquer altura do dia.
Um rigoroso controlo foi essencial para o desafio a que a Nespresso se propôs, na colheita de grãos maduros, por um longo período de tempo, de forma a alcançar o sabor complexo de Naora. A Nespresso selecionou especificamente os grãos de café colombianos Castillo, por ser uma das únicas variedades de café que pode “sobreamadurecer”, enquanto estão ligados ao ramo. Permitindo que o grão assuma uma qualidade distinta – uma densidade e tamanho mais elevados – a composição dos grãos Castillo ajuda também a absorver uma maior quantidade de nutrientes, possibilitando uma melhor infusão de aromas. As exigências de suavidade e de rigor na preparação de Naora foram tais que, se a Nespresso tivesse escolhido os grãos de café dois dias depois da data ideal, estes teriam adquirido notas fermentadas e toda a colheita seria desperdiçada.
Naora é um Grand Cru de intensidade média, com uma ligeira amargura, acidez e uma intensidade 5, numa escala de 1 a 10. Este café combina os grãos de arábica pura de alta qualidade, das regiões da Colômbia, célebres pelas suas notas suaves e doces, com o clima ideal, que aumenta os elementos aromáticos de Naora, dando-lhe um sabor mais delicado e equilibrado, assim como uma textura mais agradável. A longa maturação torna possível a sua complexidade invulgar, permitindo desenvolver notas de groselha silvestre e de mirtilo.