• none
por

Está a partir de hoje nas livrarias Artistas Portugueses em Discurso Directo, o primeiro livro de Miguel Matos que não só é um dos directores desta casa umbilical como é também editor da secção de arte da Time Out Lisboa. Nos últimos sete anos ele tem vindo a entrevistar artistas portugueses para várias revistas. Mas o que acontece é que em publicações periódicas estes textos acabam por se perder. Desta forma a editora Guerra e Paz tomou a decisão acertada de tornar imortais os testemunhos destas figuras incontornáveis da cultura portuguesa. São relatos pessoais sobre a arte e a vida, em conversas mais ou menos confessionais entre Miguel Matos e os autores. No final, existem também textos mais analíticos sobre arte, escritos para catálogos de museus e galerias. Algum deste conteúdo é inédito, e por isso a surpresa também está presente. O prefácio de Artistas Portugueses em Discurso Directo foi escrito por Eduardo Nery pouco antes de falecer e talvez por isso, Miguel Matos dedica este livro ao artista.

Diz Nery no prefácio: “Miguel Matos é um dos raríssimos ‘resistentes’ na crítica escrita sobre as artes visuais. E fá-lo com argúcia, sensibilidade, e com uma boa capacidade de comunicação escrita. E ainda com a honestidade de quem procura entender a arte em diálogo com os artistas, o que me parece fundamental, ao entrevistar alguns deles, ou seja, mais uma faceta rara”, elogia o pintor português. Artistas Portugueses em Discurso Directo é um livro que contribui para diminuir o fosso existente entre o público e a produção artística contemporânea.

São ao todo 33 entrevistas de nomes conhecidos pelo grande público como Paula Rego, Júlio Pomar, Pedro Cabrita Reis ou Graça Morais, por exemplo, mas também com discursos de artistas emergentes como João Galrão, Sara Maia ou Lara Torres. O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 5 de Junho às 18h30 na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, mas já é possível comprá-lo nas principais livrarias em todo o país.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: