Tudo a postos para mais um fim de semana dedicado à moda? Já lá vão 25 anos e mais uma vez fashionistas, trendsetters e curiosos vão passar estes dias a deliciar-se com as tendências ditadas pelos designers portugueses.
Os desfiles da ModaLisboa começam hoje às 18h com o desfile que gostamos particularmente, o Sangue Novo que desta vez irá contar com uma coleção feita por um dos nossos colaboradores, João Barriga, que com o coletivo Twisted Soul tem efetuado uma série de editoriais para a Umbigo.
Seguem-se ao longo destes três dias uma série de propostas que vão passar pelo Pátio da Galé, outras são off location e os dias vão também ser preenchidos com o espaço Workstation onde é dada carta branca a três profissionais para através da fotografia sintetizarem a liberdade das artes e do olhar. Workstation será a realidade visual e o filme mudo da ModaLisboa Together, um diário cromático onde Anna Balecho, Carla Pires e Maria Rita serão livres de roubar os pequenos momentos que fazem a memória da moda durar para sempre.
Seguindo a onda criativa na Área Expositiva da ModaLisboa Lara Torres vai voltar a surpreender-nos desta vez com a curta-metragem Unmaking/Desfazer em exibição para o público no nº31 da Praça do Município, a partir de hoje até domingo. Lara Torres questiona o sistema da moda, interrogando a definição de Moda em si através da justaposição de imagens, texto e som num poético filme-ensaio. A curta-metragem foi realizada no âmbito do seu doutoramento e este ‘desfazer’ desconstrói preconceitos acerca da relação entre corpo, vestuário, produção e consumo para entender o que constitui ‘moda’ – como quem vai desfazendo as costuras de um casaco para saber como foi feito – o filme é aqui usado como uma prática de reflexão e resistência, que se refere a uma condição pós-produtivista do design de moda, expondo os limites da produção orientada pelo mercado global e pela superprodução no século XXI. No mesmo espaço a exposição de fotografia Future Archive de Miguel Domingues e a instalação Portuguese Shoes by Apiccaps, dedicada à criatividade e ao talento nacional na área do calçado.
Para os querem ver as novidades do mercado e fazer algumas compras podem encontrar no Wonder Room mais de 20 marcas nacionais emergentes a apresentar as suas propostas, em áreas que vão do vestuário à joalharia, do calçado aos acessórios, etc. Uma pop-up store de grandes dimensões que estabelece a relação direta da curiosidade com a maravilha da criação independente.
E já sabem, todos ao Pátio da Galé!!!