Mais uma dica rápida e fácil para encher os olhos e barriga.
Pode não ser uma refeição completa, mas é cheia de nutrientes e serve como entrada ou acompanhamento, aquecendo até o prato principal.
Para convencer os mais cépticos dos benefícios dos ingredientes dessa receita, vamos fazer um brevíssimo apontamento sobre:
Ovos – Alimento rico em proteínas e onde destacam-se vitaminas A, D, K, B2, B12, selénio, zinco e iodo. Alimento ideal para substituir carnes, e quando assim for consumido, ajuda a controlar o colesterol.
Espinafres – Fonte forte de vitamina A e K, também ácido fólico e vitamina. Para além da função antioxidante presente graças à luteína e zeaxantina. Dessa, até o Popeye sabia!
Cogumelos – Fungo muito versátil na culinária que oferece em grande quantidade água, fibra e proteína, e ainda vitaminas do complexo B e minerais. Dê preferência ao produto fresco.
Posto isto, vamos às compras:
2 cebolas médias (200 g);
5 dentes de alho (20 g);
400 g de espinafres (pode ser congelado);
300 g de cogumelos frescos laminados;
4 ovos;
Queijo para gratinar (emental ou mozzarela);
Sal;
Pimenta preta;
Oregãos;
Azeite;
Salsa fresca;
Louro.
E agora, mãos à obra:
Numa frigideira, com azeite aquecido, refogar as cebolas com o louro e juntar o alho. Adicionar os cogumelos, refogar e em seguida fazer o mesmo com os espinafres. Temperar a gosto com sal, pimenta, oregãos e salsa. As especiarias podem ser substituídas por outras ao seu gosto. Pois, “quem não arrisca, não petisca”.
Numa assadeira colocar o refogado. Por cima colocar os ovos e o queijo. Temperar os ovos com um pouco mais de sal fino e pimenta preta. Levar ao forno a 180ºC. Retirar quando os ovos estiverem cozidos e o queijo gratinado ao seu gosto. Levar à mesa e servir.
Bom, rápido, nutritivo e fácil!