O alho francês é rico em vitamina C e A, potássio, cálcio, fósforos e carotenóides. Inibe o crescimento de bactérias, é anti-inflamatório, melhora o sistema imunitário, ajuda na prevenção e controle da diabetes, previne doenças cardiovasculares, é diurético, ajuda a eliminar o ácido úrico e a acabar com a prisão de ventre.
Os cogumelos apresentam níveis elevados e ergotioneína, um aminoácido invulgar que embora tendo sido descoberto há mais de um século manteve-se ignorado até pouco tempo. A ergotioneína concentra-se em partes do corpo onde há muito stresse oxidativo, por exemplo no fígado, no cristalino dos olhos, na medula óssea e no sémen. Pesquisadores chegaram a conclusão de que a ergotioneína funciona como um citoprotetor das células e como um potente antioxidante que pode entrar nas mitocôndrias. O ADN no interior da mitocôndria é especialmente vulnerável aos danos provocados por radicais livres. A ergotioneína é especialmente importante porque muitos outros antioxidantes não conseguem atravessar a membrana mitocondrial e também porque o corpo humano não é capaz de produzir; só a obtemos através da comida. Privar a célula deste aminoácido conduz a uma aceleração dos danos do ADN e da morte celular. Os níveis mais elevados de ergotioneína foram registados nos cogumelos.*
Ingredientes:
200 g de alho francês
400 g de cogumelos
540 g grão de bico (1 frasco)
2 ovos
30 g Salsa picada
40 g azeite
Farinha de trigo q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Cominhos q.b.
Açafrão q.b.
Caril q.b.
Confeção:
Num processador ou numa picadora picar, separadamente, o alho francês, os cogumelos e o grão de bico.
Numa tigela juntar os alimentos picados e os demais ingredientes e misturar. Tendo atenção em acrescentar farinha de trigo até obter a consistência desejada. Trata-se de uma massa pastosa e não muito rija.
Os temperos usados nessa receita são meramente sugestivos, pode-se usar outros.
Numa frigideira com um fio de azeite, fazer os hambúrgueres com ajuda de uma colher.
O preparado serve cerca de 7 doses.
Sirva num prato ou no pão.
Apresentação
Nas fotos dos hambúrgueres servidos temos os seguintes alimentos:
Pão de centeio
Queijo da ilha
Molho de mel e mostarda
Ovo estrelado
Rúcula
Bom proveito!
–
*GREGER, Michael; STONE, Gene (2015). Como não morrer. Lua de Papel. P. 509.