Comer com as mãos, eis a questão!
Seja como entrada de um jantar, aniversário, inauguração ou lanche, uma bruschetta sabe sempre bem. Inicia os sabores que serão servidos à mesa ou mantém deliciados os convidados.
Bruschetta de Cebola Caramelizada, Queijo Chèvre e Oregãos.
Começamos por explicar os passos para fazer cebolas caramelizadas.
As quantidades dependem do número de convidados e do tamanho da própria cebola. Tendo em consideração que encolhem razoavelmente de tamanho, podemos apontar, em geral, uma cebola por pessoa.
Vamos precisar, para duas pessoas, de:
2 Cebolas brancas ou roxas médias
30 ml Azeite (2 colheres de sopa)
15 ml de porto branco ou outro vinho
20 g Açúcar branco ou mascavo
Sal q.b.
Pão fatiado (2 fatias grandes ou 4 pequenas)
140 g de queijo chèvre
Cortar as cebolas em meias luas, ou seja, ao meio e em tiras finas. Numa frigideira antiaderente, colocar azeite e aquecer. Adicionar o açúcar. Juntar as cebolas, mantendo sempre o lume médio. Mexer entre intervalos com cerca de 3 minutos. Salgar a gosto.
Convém não caramelizar muitas cebolas ao mesmo tempo, pois assim, evita-se que fiquem mais cozidas que caramelizadas. Quando as cebolas começarem a ficar castanhas, significa que está a ocorrer a caramelização dos açúcares naturais da cebola, que por sua vez, foram facilitados pela adição do açúcar no início da receita. Aqui, estamos no ponto ideal. Por fim, retira-se as cebolas e adiciona-se o vinho.
Escolher um pão fatiado, seja pão branco ou escuro. Cobrir o pão com as cebolas caramelizadas, fatias de queijo e oregãos. Levar ao forno cerca de 10 minutos a 170ºC. Servir.
Algumas pessoas preferem o pão muito crocante, neste caso, devemos torrar um pouco previamente, o mesmo, no caso do pão estar já um pouco duro.
Bom proveito! Sim, comer com as mãos é sempre bom!


























