DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Estão a ver aquela péssima música dos Coldplay em que eles estão a aprender a dizer uma palavra como se estivessem na primária? Para, para, paradise... É mais ou menos o que fica na cabeça quando se está em Tioman: para, para, paraíso. Agora é mais cool ir de férias para as outras ilhas malaias como as Perhentian ou Langkawi, Tioman ficou uma reserva natural guardada praticamente só para nós e para os peixes, corais e macacos.

Aqui experimentei uma coisa inédita (para mim): o turismo de resort. Como devem saber é viver numa bolha longe da vida real com praia, selva, comida, dormida e cocktails na piscina lá dentro. Ainda tentei espreitar o mundo exterior mas garantiram-me que a maior vila era onde estávamos, Tekek, e aí poderíamos visitar três bonitas lojas de conveniência. Conveniência para quem não sei, que não vi casas que alguém pudesse habitar.

Tioman-2

Portanto uma semana de snorkeling e caminhadas pela selva, um bom livro o resto do tempo e já está.

Tioman tem a água mais limpa e transparente que já vi e a temperatura de um banho de imersão. Acho que isso anda a matar alguns corais mas para ver os que sobram, e para alguém habituado às águas da Costa, está óptimo.

Os peixes são às dezenas e às dezenas de cores, os mais giros são certamente dos anos 70, em technicolor, e também há alguns tubarõezinhos e raias ali mais para o fundo. E é nisto que se entretêm os dias: peixes de manhã, macacos à tarde e bar de música ao vivo suicido-deprimente à noite. Nem internet há em Tioman, o derradeiro desafio para os não infoexcluídos que queiram vir cá descansar do mundo – como eu só descobri o telefone esperto há uns meses, é só uma pausa do futuro.

Chegar ao paraíso perdido é que pode não ser fácil: ele é preciso passaporte, esperar horas pelo ferry que pode nem vir, estar em três filas diferentes para comprar bilhetes e noutras duas em forma de curros à espera de entrar. Depois é ter esperança que aquela espécie de barco sobrelotado chegue aos destinos e ainda nos devolva as malas completas – nem toda a gente teve essa sorte.

Tioman é a Malásia de postal com lagartos de metro e meio incluídos.

Tioman-3

* Este texto não é escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

ARTIGOS RELACIONADOS

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: