Pegou no tema Festas de Lisboa e criou uma série de desenhos que estarão a partir de hoje (dia 17) expostos na Galeria GivLowe. Falamos de Nuno Saraiva, professor académico, autor de banda desenhada e caricaturista, reconhecido pelo seu áspero tom político, pela crítica social e pelos fiéis retratos da boémia lisboeta.
A GivLowe convidou o ilustrador para reapresentar alguns dos personagens típicos que encontramos das festas de Lisboa, entre eles moças de curvas acentuadas, rapazes armados em galanteadores, Santo António casamenteiro, Torre de Belém como adereço de vestido, DJ tocando na grelha, sardinhas voadoras e até o famoso Coração, “personagem satélite” que representava o sentimento da festa e que, após correr atrás e fugir de tantos amores, ganhou vida para cair nos braços dos foliões.
O convite para o projecto veio através de um simples desenho, criado especificamente para a arte da programação do ano passado - um tipo pintoso a cantar com um chouriço na boca. A ilustração em questão fez sucesso e encantou a EGEAC, que, por sua vez, resolveu dar carta branca ao ilustrador na edição deste ano. Segundo Nuno: “as festas de Lisboa, assim como as outras que ocorrem ao longo de todo o país, são festas do homem normal, do homem simples. São heranças das festas em que os senhores das terras permitiam um ‘bucadinho’ de diversão aos seus escravos, e eu vejo um grande sentido nisso. Hoje em dia, os trabalhadores levam uma vida muito desgraçada; apanham diversos transportes para irem e retornarem do trabalho ao subúrbio e, às vezes, para irem ter com mulheres que já nem os amam ou que já nem os reconhecem, além dos três ou quatros filhos para sustentar. Neste caso, as Festas de Lisboa representam um momento de reconciliação com a vida, com a alegria de viver. É o momento em que a família sai com os filhos, divertem-se juntos e conseguem voltar a sorrir”.
Além dos desenhos pintados e assinados à mão pelo autor vamos poder ver alguns em formato tridimensional concebidos pela artista Marta Macedo através da técnica 3D concrete printing. A acrescentar ao programa espera-nos uma performance musical de Rita Braga, uma cantora residente no Porto e que vai trazer para a Praça de São Paulo o suave som do seu ukulele.
Hoje (dia 17) a partir das 18h
Até 02 de outubro
Pça. de São Paulo, 13 e 15, Cais do Sodré, Lisboa