Com curadoria de Ana Teixeira Pinto, inaugura hoje, dia 15 de Outubro, a exposição O Narrador Relutante. Práticas Narrativas na Arte Contemporânea que reúne um conjunto de obras de Julieta Aranda, Armando Andrade Tudela, Leonor Antunes, Kader Attia, Nina Beier, Derek Boshier, Aleksandra Domanović, Dani Gal, Karl Holmqvist, Christoph Keller, David Levine, Amalia Pica, Bojan Šarčević, John Smith, Hito Steyerl, Stephen Sutcliffe, Andreas Töpfer e Gernot Wieland.
Segundo Pedro Lapa, director artístico do museu, esta mostra "evidencia o papel que as estruturas narrativas vieram ocupar nas práticas artísticas contemporâneas. Se esta dimensão se tornou persistente nas últimas décadas, tal não ocorreu de forma homogénea e é sobretudo para as configurações e problematizações mais recentes que o enfoque da exposição se dirige. A narrativa aqui significa sobretudo ficção, entendida como processo de conjectura sobre as possibilidades do real e das suas legibilidades, apropriações ou interpretações. A ficção emerge no trabalho destes artistas como uma estratégia de configuração da mutabilidade das realidades e da sua contínua sobreposição. As redes relacionais dos diferentes posicionamentos e sujeitos podem assim manifestar-se na sua mobilidade temporal."
Segundo a curadora Ana Teixeira Pinto refere acerca da exposição "O Narrador Relutante, propõe questionar a lógica que separa factos e ficção. O titulo da exposição faz alusão ao conceito de 'narrador não credível' usado em literatura ou cinema para descrever um tipo de narrador instável ou comprometido, mas justapõe essa figura à chamada 'aporia da narração': as histórias que mais necessitam de ser contadas são precisamente aquelas que, pela complexidade da sua natureza, são impossíveis de narrar".
Por ocasião da exposição será também publicado um catálogo, uma coedição do Museu Coleção Berardo e da Sternberg Press (distribuição internacional), que reúne as participações de todos os artistas, materializadas em textos e/ou imagens, bem como ensaios inéditos de Erika Balsom, Sladja Blazan, Kerstin Stakemeier, e ainda de Ana Teixeira Pinto.
No decorrer da inauguração, e durante o tempo em que estiver patente, o público é convidado a participar numa programação criada em torno da exposição, que inclui, por exemplo, performances e visitas orientadas.
Quarta-feira, 15 de outubro:
Performances
19h30-19h50 | Gernot Wieland, Thievery and Songs, 2014
20h00-20h20 | David Levine, Light Matter 5, 2014
Sábado, 18 de Outubro:
Performances
16h00-16h20 | Gernot Wieland, Thievery and Songs, 2014
16h30-16h50 | David Levine, Light Matter 5, 2014
A exposição está patente até dia 11 de Janeiro de 2015.