GULBENKIAN PRÓXIMO FUTURO

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none

O Grande Kilapy, de Zézé Gamboa vai ter a sua antestreia no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian no próximo dia 6 de Outubro às 21h30 (exibição cancelada; nova data: 13 de Outubro às 21h30).

Trata-se  da história de um bom malandro angolano no final do período colonial (anos 60/70) inspirada livremente em factos reais. Joãozinho, um vigarista com uma profunda ética de amizade, “bon vivant” a todo o custo é uma pessoa simples, que congrega em si um conjunto de imperativos de “curtição” indiferente às contingências de vida numa colónia portuguesa: cor de pele e preconceito social. Por força das circunstâncias, Joãozinho acaba por se tornar um personagem incómodo, subversivo e político, para o regime colonial Português.

O filme que já percorreu diversos festivais a nível internacional, entre eles Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, TIFF. Toronto International Film Festival, ou Festival do Rio, terá em seguida a sua estreia no Cinema City Alvalade, no mês de Outubro, com data ainda a definir.

KILAPY é a palavra do dialecto Angolano Kimbundu: golpe, esquema, burla, pedir emprestado sem pagar.

13 outubro, 21h30, Grande Auditório da Fundação Gulbenkian

Ficha Técnica

Realização: Zézé Gamboa
Argumento e Diálogos: Luis Alvarães e Luis Carlos Patraquim
Música Original: David Linx & Diederik Wissels
Longa-metragem, 100 min., 2012 / Drama

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Recentes

Diários do Umbigo