DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Este tempo de verão continua a trazer inspiração para o Diário “Irresistível Mistura”. Portanto, vamos trocar as tradicionais sopas quentes e vamos refrescar de um modo muito saudável, com uma sopa fria: Gaspacho!

A base desta receita é: tomate, pimento vermelho, pepino, alho, cebola e azeite. A partir daqui, pode-se adicionar outros ingredientes, como pão, ovo, presunto, croutons, bem como os ingredientes que servem de base para a receita, porém cortados em pequenos pedaços.

Escolhemos a maneira mais fácil e rápida de preparar esta sopa fria. As medidas que apresentamos vão conferir um sabor mais suave e pouco ácido. Contudo, gosto não se discute, há sempre liberdade para alterar ingrediente e quantidades.

Vamos ao mercado:

750g tomate (5 unidades)
390g tomate pelado em conserva (1 lata)
170g pepino (1 unidade pequena)
190g pimento vermelho (1 unidade pequena)
90g cebola (1/2 unidade)
1 dente de alho (pequeno)
800ml água (aproximadamente)
Vinagre de vinho branco q.b.
Sal. q.b.
Azeite q.b

Preparação:

Lavar bem todos os ingredientes.

Retirar as sementes e a pele do pepino.

Retirar as sementes e o talo do pimento.

Cortar os tomates em pedaços (se preferir pode retirar as sementes), bem como o pepino, o pimento e a cebola.

Juntar todos os ingredientes e passar bem com a varinha mágica.

Sugerimos utilizar cerca de 3 colheres de vinagre e a mesma quantidade para o azeite.

Resfriar e servir.

Gaspacho-2

Para saber mais:

O ingrediente principal desta receita é o tomate consumido cru, ou seja, não há perda de vitaminas, tal como acontece com o aquecimento na preparação de molhos. Outro factor importante é o licopeno (responsável pela cor vermelha do tomate) que tem importante acção antioxidante, agindo na neutralização de radicais livres e estimulando a função do sistema imunológico. Outra vantagem de consumir tomate na forma de gaspacho está relacionado com a presença do azeite na receita, o que melhora a absorção de licopeno.

Para além de dessas vantagens, podemos ainda falar no pepino, rico em caroteno (antioxidante que se transforma em Vitamina A depois de ser absorvido pelo organismo), magnésio e potássio. Cebola e alho responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol, de doenças coronárias, entre outros factores. Azeite uma gordura saudável, com ácidos gordos monoinsaturados que protegem a saúde cardiovascular.

A partir daqui, é saborear e aproveitar!

ARTIGOS RELACIONADOS

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: