MÚSICA

  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none

Fotografias: Luís Martins.

Galeria Zé dos Bois – 24 de Julho

As THEESatisfaction proporcionaram um óptimo concerto que representa o que de mais interessante está a ser feito no hip hop americano. Ao vivo as moças impressionam pela frescura das vozes, das danças coreografadas, e pelo bom gosto na escolha dos sons e dos beats inventivos, abstractos e fururistas.

Chamar esta música de queer hip hop é bastante redutor. Este prodigioso duo feminino é mais do que isso, até porque as questões de identidade sexual estão presentes nas letras com activismo, mas o todo é mais abrangente.

Stasia "Stas" Irons e Catherine "Cat" Harris White deslumbraram os presentes com hip hop fresco e que representa uma revigorante alternativa ao hip hop americano mais mainstream que há muito atravessa uma crise de ideias. Aliás, a saturação do género felizmente é contrariada por estes oásis de criatividade como o que testemunhamos nesta noite, ou pelos colegas de editora Shabazz Palaces. E não é por acaso que a Sub Pop edita esta gente, sendo uma editora conotada com o rock, mas atenta a outras galáxias musicais.

E o que sobressai e importa reter é o equilibrio das vozes, uma mais MC outra a investir mais no canto, a forma organica e fluida como os instrumentais servem as vozes, numa rica tapeçaria de beats que nos remetem para o melhor que os Outkast, Digable Planets ou o Prince mais futurista já ofereceram ao mundo. E é de um apurado sentido de groove que falamos aqui, com o funk e a soul a adornarem esta música que soa nova e excitante, consciente das heranças da música negra onde vão buscar inspiração mas ao mesmo tempo apontando novos caminhos rumo ao futuro.

THEESatisfaction 1

ARTIGOS RELACIONADOS

Música

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: