Entendermos arquitectura é algo que requer uma sensibilização sobre o que nos rodeia; é percebermos que a nossa vivência provém da relação diária que temos com os espaços criados, e que essa interacção é parte integrante do nosso bem estar. Entendermos arquitectura é perceber que estes espaços são criados com o intuito de tornar a cidade numa matéria viva, com o dia-a-dia da sua população, e que um desenvolvimento bem feito ajuda também ao nosso bem estar e existência. Os detalhes, por pouco comum que sejam, fazem sempre a diferença no que toca à arquitectura, e a sua percepção ajuda sempre a entender de uma forma clara qual foi o intuito para a sua localização ou existência.
Após um ano chega ao fim a primeira série do projecto Arquitectura à moda do Porto criado pelos arquitectos Filipa Figueira e Tiago Vieira, em parceria com a Building Pictures. Todos os meses foi lançado um episódio direccionado a um tema específico (luz, escadas, estrutura...), retratando assim os edifícios mediáticos da arquitectura portuense dos últimos 20 anos.
Teve início em Dezembro de 2013 e contou com 10 episódios. A selecção das obras pretendeu, acima de tudo, destacar a grande transformação que a cidade do Porto sofreu nos últimos 20 anos. Mais do que um estilo de arquitectura presente numa cidade, é uma transformação que retrata a forma como a vivemos; aquilo que a assumiu como cosmopolita e “à moda do Porto”.
Os exemplos escolhidos são significativos e de diferentes funções, materialidades e escalas, desde o museu ao simples balneário público, representando em cada episódio a componente chave para cada temática. É de salientar que ao longo destes 10 episódios, todos os personagens transmitiram a sua vivência pelos elementos representados.
O último episódio – Estruturas – reflecte a passagem de um personagem por diversos elementos estruturais, de diferentes materiais, que constituem as obras representadas. Os distintos elementos transmitem visualmente uma percepção diferente, mas o seu propósito é semelhante em todos os casos – a estrutura do espaço percorrido.
Apesar de este ser o último episódio da série, a equipa garante que não pretende terminar com este projecto, estando actualmente à procura de parceiros e investidores para internacionalizar o conceito e percorrer cidades europeias como Londres, Barcelona ou Paris.
Para todos os interessados sobre este projecto, saibam que os episódios podem ser (re)vistos no site do projecto, em todos os postos de Turismo Porto e Norte de Portugal e todas as terças-feiras no CT Channel (Canal web/televisão português dedicado à arquitectura).
Esperamos sinceramente voltar a saber/ver mais sobre este projecto no futuro.