Hoje, no Dia Mundial da Arquitetura, anunciamos vários eventos para os próximos dias, onde a arquitetura está em destaque.
Todos os anos a União Internacional de Arquitetos (UIA) escolhe um tema para o Dia Mundial da Arquitetura que é adotado por todos os países. O tema deste ano é "Projete um mundo melhor". Damos-vos a conhecer uma programação da qual esperemos que surjam reflexões capazes realmente de ajudar para que a ambição deste tema se torne possível.
Começamos por dar ênfase à 4ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa: The Form of the Form com a curadoria de Diogo Seixas Lopes e André Tavares. Nesta edição o diálogo entre diferentes frentes que ditam a forma como a arquitetura dá e transforma a forma do mundo é realizado na perspetiva estética, técnica, social e política. Iremos em futuros artigos fazer uma análise de cada um dos elementos que estruturam esta edição, hoje apresenta-mo-los:
4 Exposições nucleares:
A Forma da Forma, inaugura dia 5 no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Com curadoria de Diogo Seixas Lopes a exposição Forma da Forma visa criar uma narrativa em torno de vários espaços que nascem de alguns dos projetos de arquitetura de Kersten Geers, Mark Lee e Nuno Brandão. O resultado final visa ser um “espaço de encontro” capaz de demonstrar o significado da forma no passado, no presente e no futuro do desenho de arquitetura.
–
Obra, inaugura dia 6 na Fundação Calouste Gulbenkian
Com Curadoria de André Tavares a exposição propõe uma reflexão sobre as transformações e desafios dos estaleiros de obra contemporâneos – e do seu impacto na prática da arquitetura.
–
O Mundo aos Nossos Olhos, inaugura a 7 de Dezembro na Garagem Sul – CCB
Com Curadoria de FIG Projects esta exposição apresenta projetos oriundos de vários pontos do globo, a exposição irá sublinhar transformações na morfologia urbana e os modos de olhar essas mudanças.
–
Sines: Logística à Beira-Mar, inaugura dia 8 na Sede da Trienal de Lisboa
Com Curadoria de Maria Labastida e Rui Mendes Sines: Logística à Beira-Mar é uma exposição sobre a relação entre a cidade e a componente industrial e logística de Sines.
–
Para além destas exposições principais que merecem atenção para a programação da próxima semana, esta edição é composta também por:
7 Exposições Satélites: Ruínas do Apocalipse, 2016-Ennials, Objeto-Projeto, Os Limites da Paisagem, Cartas ao Senhor Presidente, Uma História Triangular, The Power of Experiment; 1 ciclo de conferências: Talk, Talk Talk; 3 Prémios: Carreira, Début e Universidades; A edição do livro The Form of Form; 13 Projetos Associados.
No mesmo dia 5 de Outubro temos de destacar a abertura ao público do novo edifício do MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa. Com a direção do arquiteto Pedro Gadanho, este novo museu promete para além de um diálogo expositivo entre os edifícios da Central Tejo e o novo edifício projetado pela arquiteta inglesa Amanda Levete, uma programação de 12 horas de espetáculos e atividades educativas para este dia de abertura que deve ser consultada aqui.
Quem estiver a norte, pode hoje mesmo, para celebrar este dia da arquitetura, assistir na Câmara Municipal de Matosinhos à conferência As cidades invisíveis de Dadaab por Maria Neto – Prémio Távora.
Vamos todos falar de Arquitetura!