• none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
por

Inauguram hoje duas novas exposições no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian: Isto é uma Ponte de Bernard Frize e Antes e Depois de Miguel Ângelo Rocha.

Bernard Frize é um dos mais destacados pintores franceses da actualidade e foi recentemente distinguido com o prémio da Academia das Artes de Berlim. Esta é a sua primeira exposição em Portugal e a mostra reúne pinturas produzidas durante a segunda metade da sua carreira, ao longo de duas décadas. A exposição estabelece uma ponte entre a abstração e a figuração, a natureza e a cultura, a fotografia e a pintura.

Na Sala de Exposições Temporárias e na Sala Polivalente do CAM podemos ver Antes e Depois de Miguel Ângelo Rocha, uma escultura, de grandes dimensões. Desenvolve-se entre as duas salas, apresentando um conjunto de linhas e volumetrias sem princípio, meio ou fim, e somos nós, visitantes ocasionais, que escolhemos onde, quando e como começar a ver a escultura, uma vez que ela não se dá a ver de uma só vez. Elemento importante é a escultura sonora criada pelos músicos Pedro Moreira, José Luís Ferreira e André Fernandes. “Entrando por este espaço/arena em constante reconfiguração, confrontamo-nos com a coexistência da escultura, visível, e com a obra musical, invisível, ambas decorrendo simultaneamente e simultaneamente experienciadas pelo nosso corpo e todos os seus sentidos. E tanto ao entrar como ao sair do espaço, som e escultura continuarão para lá da nossa presença dado que este, quando consciente em nós, convocará, ainda que pela memória, a actualização da obra”, afirma Miguel Ângelo Rocha numa entrevista incluída no catálogo da exposição.

Para ver até 31 de Maio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: