A Vista Alegre decidiu homenagear Eduardo Nery, apresentando em primeira mão o livro Os quadradinhos mágicos de Eduardo Nery da autoria de Teresa Saporiti e, revelando pela primeira vez ao público, os últimos trabalhos executados em vida pelo artista plástico. São eles: a imagem do seu último quadro e seis novas peças do serviço de mesa desenhado por Eduardo Nery para a Vista Alegre Atlantis.
Em Os quadradinhos mágicos de Eduardo Nery, Teresa Saporiti reúne a iconografia de Eduardo Nery aplicada ao azulejo português, num legado insubstituível de arte pública que o artista plástico deixou para a posteridade. Efectivamente, Eduardo Nery transformou Lisboa e a sua estética passou a fazer parte da identidade da capital do país: algumas das principais obras de azulejaria do artista podem ser encontradas na Estação de Metropolitano do Campo Grande, no Viaduto da Segunda Circular no Campo Grande, no Viaduto da Avenida Infante Santo e na Estação da Refer de Campolide.
Os desenhos artísticos para calçada de Eduardo Nery podem ser contemplados na Rua da Mouraria, no adro da Capela da Nossa Senhora da Saúde e na Praça do Município.
Eduardo Nery foi o primeiro artista a integrar o “Projecto de Artistas Contemporâneos” da Vista Alegre, lançado em 2008. Foi a partir do lançamento da peça de edição limitada Ouro Sobre Azuis, que esgotou em tempo recorde a sua edição de 250 exemplares, se cimentou uma forte relação de diálogo entre a marca centenária portuguesa e o artista plástico.
Neste contexto, a Vista Alegre Atlantis lançou as seis novas peças do serviço de mesa Nery by Eduardo Nery, um serviço único e exclusivo com uma decoração imponente e geométrica, luxuosa, rica em ouro, contrastando com a brancura da porcelana fina e os azuis escolhidos pelo artista, numa extraordinária demonstração da sua arte.
A história da Vista Alegre sempre esteve intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa. Desde a sua fundação, em 1824, a marca tem vindo a colaborar com alguns dos mais destacados designers e artistas plásticos portugueses e internacionais na criação de peças exclusivas e únicas. Entre os criadores encontram-se nomes como Jesus Del Pozo, Mikaela Dörfel, Júlio Pomar, Álvaro Siza Vieira, Bartek Mejor, Sam Baron, Carsten Gollnick, Patrick Norget, Joana Vasconcelos, Oscar Mariné, Nadir Afonso, Malangatana, Candido Portinari, Armanda Passos e António Ole.