DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Em precisando de estender o visto da Indonésia somos obrigados a parar alguns dias em Sengiggi, terra de todas as pessoas que precisam de fazer o mesmo e pouco mais. Mas há-de ser aqui um dos momentos que vamos levar connosco para casa, daqueles mais raros do que gostaríamos em que nos misturamos com as pessoas reais e entramos pela sua vida adentro, quero dizer: fomos convidados para uma festa de anos.

Depois de várias voltas à mesma praia para sentir que já tínhamos feito qualquer coisa onde nada há para fazer, vamos para a nossa varanda ler coisas muito interessantes, como sempre, e começamos a ver a mesa da família que nos alberga a compor-se de garrafas cor-de-rosa, comida e amigos. Finalmente vêm chamar-nos: o dono da casa faz anos e quer partilhar connosco tudo o que puder, ou seja, litros de vinho de palma, sopa de galinha, biscoitos e mais uns aperitivos cozinhados pela mulher que não participa na festa, era o que faltava, aqui é à antiga.

Senggigi-1

Enquanto rodamos a mesma tigela de sopa, participamos das mesmas histórias: de viagens, de política, relações, de vida. Conhecemos o Bob, que dizia ser australiano apesar de ter nascido em Inglaterra e ter vivido toda a sua vida entre Moçambique e a Indonésia e que, além de um hostel tem agora um bebé, aos 78 anos. A Chi, uma vietnamita que quer ir estudar para a Europa porque no seu país não pode ter opinião a menos que seja a certa. Os nossos anfitriões, cujos nomes não sei escrever, que nos ensinaram desde o dialecto de Lombok a como fazer vinho de palma em três horas, ao mesmo tempo que nos enchiam sempre os copos e os pratos, a rirem às gargalhadas pela nossa pronúncia e por estarmos ali, sem querer ir para mais lado nenhum.

E nisto estamos nós há horas a provar de tudo, a falar de tudo, sem querermos que passe o momento, que se ponha o sol, que se acabe o vinho, que voltemos a ser estrangeiros só.

É que por esta altura já sabemos que afinal não é pela comida nem pela paisagem, é por tardes destas, é pelas pessoas que viajamos.

Senggigi-2

* Este texto não é escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

ARTIGOS RELACIONADOS

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: