Arranca hoje, dia 23, a 8ª edição do FUSO, o Festival Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa. Assim, até 28 de agosto os terraços e jardins de alguns dos espaços culturais mais apetecíveis de Lisboa serão preenchidos com uma plateia de espreguiçadeiras preparada especialmente para a apresentação de acutilantes experiências da vídeo arte.
Como vem sendo habitual a programação é composta por sessões competitivas nacionais selecionadas por Jean-François Chougnet e apoiadas pela Fundação EDP. O prémio de aquisição atribuído pelo júri e o prémio do público serão anunciados no último dia do Festival. As restantes sessões são programadas por artistas, curadores, programadores e teóricos de arte a nível mundial. Os screenings serão complementados por uma série de encontros no Palácio Pombal coordenados por Elsa Aleluia e paralelamente, será apresentado em colaboração com e na Travessa da Ermida uma programação dedicada ao 45º aniversário de uma das mais prestigiadas instituições de vídeo arte do mundo, a Electronic Arts Intermix.
Preparem já a agenda, escolham as sessões e marcamos encontro no Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu da Marioneta e nas ruínas do Museu Arqueológico do Carmo.
Carlos Motta // Deseos/Desire
EUA - 2015 – 32’
Jorge Galindo e Santiago Sierra // Los Encargados
Espanha - 2012 – 5’56’’