Mais uma edição de doces delícias da Irresistível Mistura. Mais uma vez, Daiane Lopes e Rodrigo Saturnino criaram uma receita de fazer suspirar. Uma sobremesa de dar água na boca, para além de ser muito fácil e rápida.
Pavlova é uma receita que o nome homenageia a dançarina russa Anna Pavlova. Trata-se de uma sobremesa feita essencialmente com merengue, que por fora obtém uma textura crocante e por dentro permanece macio e suave. Por cima é servida com natas batidas e frutas.
Ingredientes:
250 g Banana (2 unidades grandes)
Açúcar mascavado
Canela em pó
160 g Claras de ovo (4 claras)
Sal q.b.
250 g Açúcar
Essência de baunilha (opcional)
10 g Amido de Milho (1 colher de sopa)
5 g Vinagre ou sumo de limão (1 colher de sopa)
200 g Natas (1 pacote)
30 g Açúcar
Preparação:
Descascar as bananas e cortar ao comprido e ao meio. Assar a banana polvilhada com açúcar mascavado e canela em pó, durante 30 minutos a 160ªC (temperatura média) ou até ficarem douradas e um pouco crocantes.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Quando estiverem firmes, acrescentar o açúcar. A seguir juntar o amido de milho e continuar a bater. Por fim, acrescentar o vinagre e bater até obter uma textura bem firme. Umas gotas de essência de baunilha é opcional.
Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Colocar a mistura, sobre papel vegetal, numa forma rasa com ajuda de uma espátula, fazendo um formato circular. Levar ao forno cerca de 50 minutos a 160ºC ou até adquirir uma cor dourada e textura estaladiça.
Bater as natas com o açúcar até ficarem firmes.
Cortar as bananas assadas em pequenos pedaços.
Assim que o merengue arrefecer, colocar as natas por cima e decorar com os pedaços de banana.
Doces. Doçuras. Delícias!