Os bons dias de calor estão cada vez mais perto. Portanto, vamos refrescar e hidratar com esta nova receita. Mais uma vez, como algumas das receitas anteriores, esta possui as características de que todos gostamos: rápido, fácil e bom! Não vamos precisar sequer de lume.
Vamos à mercearia, comprar frutas e legumes frescos:
Base da sopa:
180g maracujá roxo (4 unidades)
250g manga (3/4 de 1 unidade)
100g de meloa (1 fatia)
300ml sumo de laranja fresco (600g de laranjas)
15g mel (1 colher de sopa)
3g gengibre ralado (1/2 colher de sal)
Guarnição:
50g manga
50g meloa
50g abacate
50g tomate (1 unidade)
50g cebola roxa (1 unidade)
50g lima (1 unidade descascada)
Malagueta vermelha (1 unidade)
Coentros frescos (1/2 ramo)
Retirar as sementes do maracujá. O ideal seria passar num coador. Porém, perde-se muito a polpa. A maneira mais fácil, é triturar um apenas um pouco com varinha mágica, juntando cerca de 50 ml do sumo de laranja à polpa do maracujá. Depois disso, fica mais fácil passar num coador.
A seguir triturar todos os ingredientes da base juntos: polpa do maracujá, manga, meloa, sumo de laranja, mel e gengibre.
Reservar e deixando no frigorífico.
Cortar todos os ingredientes da guarnição em cubinhos (muito pequenos): manga, meloa, abacate, tomate, cebola roxa e lima.
Picar os coentros e a malagueta.
Colocar todos os ingredientes em taças separadas e dispor à mesa.
A partir de agora todos os convidados devem ter uma taça/prato com a base e escolher os ingredientes que querem saborear na sopa. Aconselho utilizar cerca de uma colher de sobremesa de todos os ingredientes, com excepção da malagueta e dos coentros (destes é necessário apenas uma pitada).
De colher à mão, muito sabor e frescura para o verão!
Esta receita foi introduzida numa aula de cozinha leccionada pela Chef Anna Lins, a quem agradecemos ter permitido esta partilha. Alguns pontos foram alterados durante a prática, mas o resultado final está aqui e foi aprovado.