FOTOGRAFIA

  • none
por

Mauro Pinto é o vencedor da 8ª edição do Prémio BES Photo, uma iniciativa do Banco Espírito Santo (BES) em parceria com o Museu Colecção Berardo, à qual se junta a Pinacoteca do Estado de São Paulo no seu alargamento à lusofonia.

Por unanimidade, o Júri de premiação escolheu Mauro Pinto para vencedor do BES Photo2012, pela série “Dá Licença”, projeto fotográfico no Bairro da Mafalala, em Maputo. Segundo Mauro Pinto “Dá Licença foi feito, entre Novembro de 2011 e Janeiro de 2012, a minha senha de entrada para a realização deste projecto fotográfico. O que desenho nesta proposta não é um mapa, não são apenas linhas topográficas desse tecido urbano, demarcando limites (outrora coloniais), entre a “cidade de cimento” e esta outra, de origem temporária, com seu pulsar sujeito à especulação imobiliária. O que trago para aqui é uma certidão de nascimento narrativa, pessoal e colectiva. É uma árvore genealógica descrita nestes móveis, nesta luz, nestas bugigangas, pertencentes a estes negros, mestiços, emigrantes, imigrados, resistentes. 'Dá licença' passa assim a ser uma interjeição positiva para iniciar um relato e afirmar uma existência.”

Sem título / Untitled #9 / Da série Dá licença, 2011

Impressão a jato de tinta sobre papel Fine Art, sobre alumínio, 80 x 120 cm, Edição de 7 + 2 Provas de Autor

Na opinião do Júri, a escolha “resulta da forma como esta série revela a entrega do artista à realidade das pessoas que habitam os espaços aqui retratados, ao mesmo tempo que transmite uma perspectiva histórica e sociológica da realidade contemporânea moçambicana através deste bairro da capital. É de destacar a forma como o artista utiliza a luz dando vida aos elementos presentes. Da cor aos objectos, é de realçar a capacidade com que o seu trabalho nos transporta para uma realidade habitada. Sem artifícios na sua essência, a consistência da apresentação do trabalho de Mauro Pinto foi um factor decisivo na escolha do vencedor. Igualmente relevante é o facto de terem sido tiradas cerca de mil fotografias, entre as quais, o artista seleccionou o conjunto de doze que deu origem ao projecto expositivo apresentado.”

Sem título / Untitled #12 / Da série  Dá licença, 2011

Impressão a jato de tinta sobre papel Fine Art, sobre alumínio, 80 x 120 cm, Edição de 7 + 2 Provas de Autor

O BES Photo, que já se afirmava como o principal prémio de arte contemporânea em Portugal de estatuto internacional, dá a conhecer trabalhos inéditos dos mais consagrados artistas da lusofonia num evento ímpar que atribui ao vencedor o prémio no valor pecuniário de 40.000 euros. O Júri de premiação, de composição internacional, com nacionalidade distinta das representadas pelos artistas selecionados, é constituído por: Dominique Fontaine (Montreal), Curadora, investigadora e Assessora cultural da plataforma POSteRIORI, em Montreal; Dirk Snauwaert (Bruxelas), Curador e Diretor do Wiels Arts Center for Contemporary Art (Bruxelas), membro do Júri do Prémio Edvard Munch Award for Contemporary Art (Nóruega), destacando ainda o cargo que ocupou enquanto Curador de arte contemporânea no Palais de Beaux-Arts (Bruxelas) e Diretor artístico do IAC - Institut d'Art Contemporain (Villeurbanne/França); e Ulrich Loock (Berlim), Professor e Curador independente, tendo assumido a direção do Kunsthalle Bern e do Museu de Serralves.

Sem título / Untitled #3 / Da série  Dá licença, 2011

Impressão a jato de tinta sobre papel Fine Art, sobre alumínio, 80 x 120 cm, Edição de 7 + 2 Provas de Autor

Os artistas selecionados apresentam os seus trabalhos no Museu Coleção Berardo numa primeira exposição que está patente de 14 de março a 27 de maio de 2012 e que itinera para a Pinacoteca de São Paulo para ser apresentada de 16 de junho a 5 de agosto de 2012.

O Banco Espírito Santo, Museu Berardo e Pinacoteca do Estado de São Paulo juntam-se assim com o intuito de promover a criatividade e integração dos artistas plásticos contemporâneos de língua portuguesa no panorama internacional e com a ambição de construírem aquele que será o maior prémio de arte contemporânea do Atlântico Sul.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fotografia

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: