Reflectir criativamente sobre as dinâmicas urbanas da sociedade europeia nos dias de hoje tendo como referência as vanguardas surgidas na viragem do século passado é a ideia central do projecto Flâneur - Novas Narrativas Urbanas. Assim, até 5 de Outubro, o Largo do Intendente está a receber um dos mais interessantes projectos de arte no espaço público que tem por base a fotografia contemporânea, o território urbano e o trabalho em rede a nível internacional.
O resultado apresenta-se exposto em instalações site specific numa lógica de intervenção e dinamização do espaço público, trazendo para as ruas e praças das cidades, de forma totalmente gratuita, o trabalho de artistas geralmente destinados aos museus e galerias. Para o Flâneur em Lisboa foram convidados a trabalhar em residência artística os fotógrafos Augusto Brázio (Portugal) e Martina Cleary (Irlanda) que apresentam, no Largo do Intendente, os trabalhos Bang! e At Night We Dreamed of Tall Ships.
O sistema expositivo, criado e utilizado no projecto Entre Margens, caracterizado por uma forte componente teatral e concebido como uma estrutura cenográfica, convida o público a “subir ao palco”, dessa forma integrando o espaço expositivo.
Para além desta experiência existirão também actividades paralelas:
Até 5 de Outubro no Mercado do Forno do Tijolo
Cidades Partilhadas – mostra das vinte melhores obras apresentadas ao Prémio Europeu de Espaço Público Urbano 2014 organizado pelo CCCB (Barcelona) em colaboração com a Architecture Foundation (Londres), o Museum of Finnish Architecture (Helsínquia), o Museum of Architecture and Design (Liubliana) e o Museum of German Architecture (Frankfurt).
19, 20, 26 e 27 de Setembro no Bairro do Intendente
Blindwalks – deambulação performativa que tem por base a ideia de andar, acompanhado por um guia, por um bairro da cidade, com os olhos vendados, enquanto se fotografa o trajecto realizado.




























