• none
por

A arte, principalmente em tempos de crise, precisa de pequenas revitalizações, sob a forma de prémios, por exemplo, para que não sucumba. A Sonae, em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado [MNAC-MC], lança agora o Prémio Sonae Media Art, que tem como objectivo distinguir e divulgar criações artísticas na área da multimédia. O prémio bienal atribui um valor de 40 mil euros e está aberto a todos os artistas de nacionalidade portuguesa, residentes ou não em Portugal, com a idade máxima de 40 anos.

40 mil euros é um valor que capta a atenção de qualquer um, portanto, aqui vai a explicação. Esta iniciativa integra o acordo de mecenato celebrado entre a Sonae e o MNAC-MC e enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte, nomeadamente através de manifestações culturais de relevo que permitam experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e coletivo. Este prémio abrange as formas de criação contemporânea que vão desde a imagem ao som, incluindo a exploração do media vídeo, filme, computação, som e mixed-media, em que outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura poderão ser incorporadas.

Para os interessados que acreditam serem merecedores, as candidaturas estão abertas até 28 de Novembro, devendo os artistas interessados enviar três obras para o MNAC-MC em suporte DVD, pen USB ou ficheiro MP4. Os trabalhos serão avaliados por um júri de seleção, composto por Sandra Vieira Jurgens (Crítica, historiadora de arte e editora); Natxo Checa (curador e produtor na galeria ZDB, Lisboa) e Emília Tavares (curadora da área de Fotografia e Novos Media do MNAC-MC).

Os cinco artistas selecionados serão conhecidos durante o mês de dezembro e receberão uma bolsa de 5.000 euros para a criação de uma obra inédita, que será exposta no MNAC-MC em 2015. O vencedor do Prémio Sonae Media Art será escolhido entre os cinco finalistas, através de uma avaliação das obras em exposição.

O júri de premiação será constituído por: Lori Zippay (Diretora Executiva da Electronic Arts Intermix (EAI) em Nova Iorque); Marco Martins (cineasta) e David Santos (Diretor do MNAC-MC). Luís Reis, CCCO da Sonae, afirma: “A Sonae está permanentemente a promover iniciativas que contribuam para cumprir a sua missão de promover os valores da criatividade e inovação na sociedade. O Prémio Sonae Media Art constitui um importante marco nesta estratégia, pois introduz em Portugal um novo estímulo para os artistas portugueses, que passam a poder ver reconhecido o seu trabalho ao mesmo tempo que beneficiam de incentivos à produção de novas obras.” Já David Santos, director do MNAC-MC, realça: “Este prémio promovido pela Sonae e pelo MNAC-MC é inovador e constitui um marco histórico na vida artística nacional, abrindo novos horizontes aos artistas portugueses. O reconhecimento sobre a importância da media art está em crescendo a nível internacional e o Prémio Sonae Media Art vem contribuir para uma maior atenção sobre este contexto de produção artística no nosso país.”

Prémio Sonae Media Art

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: