The Yardbirds – Happenings Ten Years Time Ago (1966)
7" Single: #30 (Estados Unidos); #43 (Reino Unido).
Aproveitando a luxuosa reedição dos três primeiros álbuns dos Led Zeppelin, é altura de relembrar o que veio antes dos titãs de Whole Lotta Love e Stairway To Heaven: THE YARDBIRDS.
Os Yardbirds não são de todo um nome desconhecido para os mais atentos. Para quem sabe um pouco mais sobre a história dos Led Zeppelin, rapidamente se descobre que a primeira tour da mítica banda inglesa foi na Escandinávia sob o nome The New Yardbirds. Como definir os Yardbirds e a sua importância no mundo do rock, do blues e do pop em poucas palavras?
A par de Rolling Stones, The Who, The Animals, Dave Clark Five e The Beatles, os Yardbirds têm o seu nome inscrito no movimento que ficou conhecido nos Estados Unidos como The British Invasion, catalisador para inúmeros adolescentes pegarem em instrumentos e tomarem de assalto as garagens dos pais (criando assim um novo género: o 'garage'). São igualmente conhecidos por darem a conhecer três futuros guitar heros. Eric Clapton, quando este era ainda um radical purista do blues (tendo saído da banda por achar For Your Love nada mais do que uma música pop), Jeff Beck, que levou a ânsia de experimentação mais longe com o uso de feedbaks e novas tácticas de ataque à guitarra e, por fim, Jimmy Page, que estava saturado do mundo de músico de sessão ao qual se sentia confinado.
É exactamente com Jimmy Page que se dá a gravação deste tema. Originalmente entrando para o baixo, Jimmy Page rapidamente foi para o lugar de segundo guitarrista dos Yardbirds. A táctica era ter dois magos das seis cordas em despique de modo a tornar o rave up mais frenético, substituindo assim o clássico line up de guitarra solo apoiada por uma guitarra ritmo. Jeff Beck e Jimmy Page mostram neste incendiário tema o resultado de tal bombástica união.
Todo o tema é anacrónico. Apesar de ser de 1966, é já um preâmbulo de tempos mais negros do come down que estava para acontecer de uma era hippie que estava ainda em fase embrionária. Em retrospectiva, pode-se dizer que os Yardbirds, visionários ao ponto de já terem incluído sítara e referências musicais não pertencentes ao mundo ocidental antes de John Lennon, George Harrison ou Brian Jones, conseguiram também visionar um mundo em que, depois de uma grande subida, há uma grande queda. Terminado o sonho hippie, assenta-se o pesadelo da realidade e a constatação que a 'flower generation' não conseguiu tomar o mundo de assalto com paz e amor.
O riff repetente e insistente da música, a intonação mais oriental do título no refrão, o uso de distorção, as duas guitarras solo em simultâneo e o tom maioritariamente melancólico do tema, antecede o punk, o rock com influências de música do mundo, o heavy rock de 70's e a música alternativa dos 90's (inclusivamente, os Mudhoney confirmam ter pilhado o riff da música para o tema do seu primeiro single, Touch Me I'm Sick). Tudo em menos de três minutos.
Directo e sem misericórdia, o tema está sempre à carga, havendo apenas pequenas pausas no refrão para recuperar o fôlego. Após a secção instrumental a meio, a música aterra para o último verso antes de descolar novamente num fade-out que dá asas à imaginação sobre os sons que poderiam estar ainda a emanar naquele estúdio.
No entanto, o mundo não estava ainda bem preparado para esta descolagem. Não indo mais longe do que o número 30 nas tabelas de singles americanas e do número 43 nas inglesas, Happenings Ten Years Time Ago é conhecido como um raro momento em que os dois guitarristas se juntaram em estúdio. Após o relativo falhanço do single, o incessante ritmo de uma vida na estrada faz com que Jeff Beck sofra um esgotamento a meio de uma tour americana e saia da banda. Os Yardbirds continuam, desta feita só com Page.
Editam Little Games (1967), um álbum de estúdio, dividido entre um universo pré-zeppeliano e o mundo pop trazido pelo produtor Mickie Most em busca de um sucesso conhecido pela banda mas que começava a escapar à mesma. Em 1971 e já três anos depois do término dos Yardbirds, sai um álbum ao vivo, Live Yardbirds: Featuring Jimmy Page. Usado para capitalizar com o sucesso dos Led Zeppelin, este disco já incluía versões de clássicos interpretados mais tarde por Page & Companhia. Por exemplo I'm Confused (conhecido mais tarde como Dazed And Confused) e White Summer (que Page continuou a tocar em mutações mais familiares como Black Moutain Side).
Por toda a fama que os membros dos Yardbirds tenham atingido mais tarde (uns mais, uns menos), a dúvida persiste: que forma teriam as coisas se o Jeff Beck não tivesse saído dos Yardbirds? Happenings Ten Years Time Ago é apenas um pequeno vislumbre do que poderia ter sido caso os Yardbirds tivessem tido mais dez anos pela frente.