Não podia deixar acabar o verão, sem abordar este fruto, pois, como costumamos dizer, ele passa depressa demais. O fruto de que vos vou falar era carinhosamente mencionado pelo meu sobrinho, há uns anos, como “melancinha”. Constituído principalmente por água – 92% –, é rico em vitamina C, é saciante e aconselhado em dietas. No entanto, deve ter-se cuidado quanto ao nível elevado de açúcar que contém.
As receitas, que esta semana vos proponho, são extremamente simples de preparar.
Salada de Melancia e Queijo Feta
1 fatia larga de melancia, limpa de casca e sementes
½ pepino sem casca
200g de queijo feta
200g de rúcula
½ chávena de chá de azeitonas pretas cortadas às rodelas
algumas folhas de manjericão
1 colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta qb
Escolher uma taça funda. Preparar e cortar, em cubos, a melancia, o pepino e o queijo. Juntar a rúcula e as folhas de manjericão. Temperar a gosto. Deitar a colher de sopa de sumo de limão e as colheres de azeite, e envolver tudo. Por fim juntar as azeitonas.
Granizado de Melancia
½ Melancia
1 limão (apenas o seu sumo)
100g de açúcar mascavado.
Limpar a melancia de casca e sementes. Cortar, em cubinhos pequenos, e deitar num copo misturador com o sumo de limão e o açúcar. Triturar até se obter um puré suave. Deitar, esta mistura, num tabuleiro de pyrex e levar ao congelador, por uma hora, até ficar cristalizado (não congelado). Retirar do congelador e mexer com um garfo, até se obter o granulado. Verter em taças e está pronto a servir. Pode decorar com umas folhas de hortelã e raspas de maçã ácida.