O tempo quente, que eu tanto desejava, veio em força. Com ele regressam também as atitudes e pensamentos dignos da chamada “silly season”; eu não sou excepção e padeço deste mal.
Parece-me incompatível dissertar muito sobre a refeição com estas temperaturas e, simultaneamente, impossível de raciocinar sobre seja o que for. O meu estômago não reage condignamente quando tento ingerir algo pesado e “quente”. Eu não consigo ser produtiva com uma alimentação desse género, como tal, refugio-me nas saladas e ingiro líquidos até parecer um aquário.
Desenganem-se, assim, os cépticos que consideram que as saladas servem apenas como acompanhamento e não “enchem”. Assim sendo, deixo-vos hoje, como sugestão, uma salada de couscous com marisco e hortelã.
A hortelã transmite-me a sensação de frescura, daí me ter lembrado desta receita.
Ingredientes:
125 ml de azeite
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 dente de alho (gande) picado
1 colher de chá de sementes de aipo
sal e pimenta qb
400 ml de caldo de legumes
¼ colher de chá de açafrão da índia
¼ colher de chá de cominhos
500 g de camarão tigre descascado
300 g de couscous
3 tomates aos cubinhos
2 talos de aipo fatiados finamente
6 cebolinhas verdes, picadas
20 folhas de hortelã fresca finamente cortadas.
Preparação:
Misturar energicamente o azeite, o sumo de limão, o alho e as sementes de aipo até engrossar, tempere com sal e pimenta. Colocar de lado para consolidar o sabor. Numa caçarola, levar o caldo de legumes a ferver juntamente com o açafrão e os cominhos. Juntar os camarões e os calamares e escalfá-los (escalfar, significa cozer em lume brando, quase totalmente coberto por um líquido quente para que o alimento não perca a sua forma) durante 2 minutos até os camarões ganharem uma cor alaranjada. Retirar tanto os camarões como os calamares do caldo com uma escumadeira.
Colocar o couscous numa taça grande e deitar por cima o caldo quente. Misturar bem e tapar. Deixar ficar durante 10 minutos até o líquido ser todo absorvido.
Mexer o couscous com um garfo para separar, a seguir juntar o camarão e os calamares. Deite, mexendo os tomates em cubos, o aipo, as cebolinhas-verdes e algumas folhas de hortelã esfarripadas.
Deitar o molho (que preparámos em primeiro lugar) e misturar bem. Por último, juntar as restantes folhas de hortelã e misturar.