FOTOGRAFIA

  • none

Entre chocolates e pequenos souvenirs de uma breve euro-viagem vinha uma publicação fotográfica com um artigo assinalado a dobra de página: “Repara nisto, lê, vais gostar!” No imediato, pouca coisa me prendeu ali, talvez a sensação de movimento e as cores desmaiadas das imagens. Só mais tarde chegou o ímpeto da pesquisa e consequente fascínio.

Apanhei um comboio virtual e fui colecionando internet polaroids de Mike Brodie. Um jovem de 19 anos que decidiu seguir pela linha férrea do Arizona à Florida, inspirado em Evasion - um livro que deixara por metade, sobre um garoto que percorre a América dispondo apenas de 1 dólar por dia. E assim foi, Brodie partiu em 2004. Ao longo dos quatro anos seguintes cursou 50.000 milhas e tirou 7000 fotografias, usando inicialmente uma Polaroid SX-70 encontrada/emprestada/oferecida por um amigo, que trocou por uma Nikon F3, aquando do desaparecimento do filme SX-70.

Sem procurar documentar algo concreto e sem qualquer pretensiosismo artístico, Brodie acabou por trazer à luz uma franja desconhecida da população juvenil americana e por registar o seu estilo de vida em nada ortodoxo. Um bando à parte de boémios, valdevinos, amigos de jornada e trabalhadores itinerantes que preferem desfrutar da viagem em detrimento de um destino final.

i live down by the railroad tracks. 
one of these days i wanna hop on board a train rolling down the line.
i won't care where it takes me because as long as i'm moving fast,
call it easy riding, call it hard traveling;
i won't mind. i won't mind at all where i'm going. 

it can take me east or west i don't care.
by that time i'll be glad to be most anywhere.
don't that sound quite alright by me.
i won't mind at all where i'm going. 

(por This Bike Is a Pipe Bomb)

Se o registo fotográfico destes jovens em trânsito converte momentos de liberdade vagabunda em imagens, facilmente as tornamos a converter, desta vez em som. Ao determo-nos nelas, ecos ressoam de melodias folk-punk.

Este mês é editado o livro A Period of Juvenile Prosperity, já considerado um marco fulcral na fotografia americana de viagem. Na agenda estão assinaladas duas grandes exposições, uma das quais na Yossi Milo Gallery em Nova Iorque. Entretanto, Brodie deixou as câmaras em repouso e dedicou-se aos estudos de mecânica no Nashville Auto Diesel College. Mas nós que o conhecemos como The Polaroid Kid jamais olharemos os caminhos-de-ferro da mesma forma.

http://mikebrodie.net/

Fotografia

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: