• none
  • none
  • none
por

Agora que o Motel X está a chegar o tema neurose feminina no cinema transforma-se em House of Psychotic Women, a exposição que irá  inaugurar dia 4 de Setembro às 19h no Adamastor Studios, numa mostra em que o trabalho das artistas é principalmente inspirado por uma série de filmes, seleccionados a partir do cânone de mulheres psicóticas no cinema.

Charleine Boieiro, S. de Matos e Gwendolen Dupré partiram do livro homónimo da autora Kier-La Janisse para fazer dar vida a esta mostra. Kier­-La Janisse é programadora e argumentista de cinema, além de ser uma pioneira na análise contemporânea do sujeito feminino no cinema de terror. É a fundadora de The Miskatonic Institute of Horror Studies e detentora e chefe de redacção da Spectacular Optical Publications.

House of Psychotic Women 3

As protagonistas femininas, e o seu contacto problemático com a realidade, são o foco principal dos desenhos, gravuras, textos e pinturas murais em exibição. Relativamente a temas como a luta entre a maternidade e a psicose, entre outros, as artistas exploraram as personagens de Anna em P​ossessão (​Zulawski, 1981) e She do filme Anticristo (​von Trier, 2009). Ainda com base nos filmes, uma das imagens mais centrais da exposição é a casa e a sua estrutura que, tal como a mente, pode parecer tranquila, enquanto no seu interior se sucedem eventos descontrolados.

A exposição contará também com a participação dos convidados especiais Simon Philippe, Nuno Samora e Laura Scott. O cineasta Simon Philippe apresentará um vídeo experimental, juntamente com o trabalho das artistas. Por sua vez, Nuno Samora, que trabalha como desenhador de luz para teatro, colabora com um desenho de luz que irá acentuar a atmosfera e o tom da exposição. A ilustradora Laura Scott participa com gravuras inspiradas pelos temas da exposição, expostos junto dos trabalhos principais. A exposição será complementada por uma publicação, contendo ensaios e imagens.

House of Psychotic Women 4

Nos dias 19 e 20 de Setembro, a House of Psychotic Women acolherá também a Feira Morta, onde serão apresentadas trêspublicações especiais inspiradas nesta temática. A Feira Morta é um espaço onde se partilha e promove a cultura da edição independente e o d​o­it­ yourself,​ através do contacto directo e informal entre público e criadores. Inclui exposições de artistas, livros e fanzines, discos e cassetes, desenhos e serigrafias, videoarte, workshops e concertos ao vivo.

Adamastor Studios
Praça dos Restauradores, 13 ­ 2º Dto
1250-­188 Lisboa

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: