DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Durante meses a fio andámos cheios de queixume graças a um inverno que parecia não haver meio de acabar, agora com o regresso do tão desejado astro, andamos mais bem-dispostos. A explicação que os cientistas apontam é que o nível adequado de sol, faz com que o cérebro liberte serotonina e endorfinas no nosso corpo, da mesma forma quando praticamos exercício físico.

Já nos imaginamos a correr pela praia, e cheios de vontade de fazer piqueniques aqui e ali, mas nada é totalmente perfeito, e pronto lá venho eu com aquele feitiozinho que a minha mãe chama “digno de uma alminha dos 600”, quem não está familiarizado com o termo, significa ter uma costela demoníaca … pois é, mas o que dizer quando tudo parece perfeito e tal, mas entro a custo num biquíni que no ano passado me servia na perfeição?!

O sol brilha, mas eu tenho uma nuvem em cima de mim, só pode! Durante meses ingerimos açúcar para nos sentirmos quentes, bem-dispostos, e soube bastante bem tê-lo feito em frente à TV ou na sala de cinema, agora é correr escada a cima e abaixo por forma a abater aquele “pneu maroto” que grita em silêncio (felizmente) com um ar perverso “não te livras de mim com tanta facilidade, nem penses!”

Há soluções, a partir deste momento só comida saudável e pouco calórica!

Ora bem, vamos a isso! Num jantar que dei recentemente aqui em casa, fui procurar receitas em antigas fanzines, nos meus tempos de miúda do hardcore e veganismo / vegetarianismo, e reencontrei algumas pérolas que vou partilhar aqui convosco.

Por norma estas são receitas pouco calóricas, o que não significa que estejam isentas de sabor, apenas sabemos que quando as ingerimos não nos vamos lamentar por termos dado uma “facadinha na nossa dieta” (sorrisos e suspiros).

Seguem assim duas receitas “Tomates Recheados com Couscous” e “Brownie de Chocolate Light”.

Breve apontamento sobre o tomate, é um fruto e não um legume, é um antioxidante e anti-cancerígeno, que actua no desenvolvimento das células, rico em vitaminas A, B e C e em sais minerais, ácido fólico, potássio e cálcio. Quanto mais vermelho tanto melhor.

Pode ser usado em tratamentos de beleza caseira pois também é um tonificante e activa a circulação sanguínea.

Pode ser aplicado no rosto para restaurar a acidez da pele (isto para quem tem pele oleosa) para quem tem a pele seca só deverá fazer isso uma vez por semana. É claro que sendo ele ácido também ajuda a combater a caspa aplicando o sumo/ polpa uma vez por semana, ou como diria o Cristiano Ronaldo, ajuda a controlar a “olsidade” do cabelo.

 

SaboresLeves-1

Tomates Recheados com Couscous

Receita para 4 pessoas

4 tomates grandes
150 grs de Couscous
1 dente de alho partidinho
1 colher (chá) de paprika
cebolinho picados
coentro picadinho
hortelã picadinha
sumo de um limão
passas

2 colheres (sopa) de azeite

Aquecer o forno a 200ºC.

Prepare o cuscuz como normalmente com sal qb e aromatizá-lo com uns pauzinhos de cravinho para dar mais sabor, e deixá-lo de lado. Lavar os tomates e cortar “tampinhas” nos tomates, e retirar o seu interior de forma a este ficar sem sementes. Colocar o miolo do tomate para uma tigela. Guardar os tomates.

Na tigela do miolo de tomate acrescentar o dente de alho e a paprika, misturar bem e juntar ao couscous já preparado, usando um garfo para não o desfazer demasiado.

Numa outra tigela juntar o cebolinho, os coentros, hortelã, o sumo de limão, as passas e o azeite, misturar bem e junta-se ao couscous, mais uma vez com um garfo.

Rechear cada tomate com este preparado, á medida que eles forem sendo recheados, colocar a “tampinha” por cima, colocar num pyrex ou tabuleiro de forno, regar com um pouco de azeite todos eles e levar ao forno por uns 20 minutos.

Esta é uma receita “vegan” isenta de produtos de origem animal, mas se comerem queijo podem colocar pequenos pedacinhos de queijo feta que fica óptimo, ou deitar um pouco de mozzarella por cima de cada tomate e levar a gratinar. Fica mais saboroso, sem dúvida.

 

SaboresLeves-2

Brownie de Chocolate (light! E não se assustem, a receita leva vinagre).

3 chávenas de chá de farinha de trigo
1 ½ chávena de chá de açúcar
8 colheres de sopa de chocolate em pó para usos culinários
1 colher de café de sal
2 chávenas de chá de água morna
1 colher chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento
10 colheres de sopa de óleo de milho, ou de soja, como preferirem

4 colheres de sopa de vinagre branco.

É um pouco “tudo ao molho e fé em Deus”, mais simples seria impossível.

Bater todos os ingredientes e colocar numa forma untada.

Levar ao forno (pré-aquecido) e deixa-lo cozer em lume médio, quando parecer seco, verificar com a ajuda de um palito se ele sai seco.

Se quiserem podem juntar nozes, avelãs ou outros frutos secos; decorá-lo uma vez que esta é uma boa base para se trabalhar, pode-se juntar chantilly, “smarties”, ou até acompanhar com uma bola de gelado, dado que estou em “regime” militar comigo própria não me aventuro a tanto.

Este é um Brownie que se bem me lembro sai com um aspecto um pouco húmido e leve, já há muito tempo que não o faço.

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: