DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Eu sei que sou uma criatura irritável e que qualquer pessoa mais pacata pode assustar-se com tanta coisa que me incomoda, mas esta semana tenho que falar de mais uma: as fotografias de toda a gente armada em “sabe-se-lá o quê” com gestos de V e de corninhos armados em rappers ou em carneiros todos iguais sem sequer saberem o que significam os gestos que fazem para as fotos. A epidemia alastrou e é raro ver uma foto de uma pessoa com a mania que é da malta sem ter os dedos em qualquer posição estranha.

Se os dedinhos quiserem dizer alguma coisa, esse significado poucos deverão saber. Para mim quer dizer BIMBO, mas parece que há propósitos tradicionais para as posições a que me refiro. Caros “dedeiros”, bebam um pouco da minha sabedoria e deixem que vos ilumine sobre as coisas parvas que fazem para as fotos.

Há dois géneros de bimbos dos dedinhos: um deles é partidário do “V”, outro dos corninhos. O “V” está historicamente associado ao símbolo da vitória, tal como o fez o presidente Richard Nixon. Por outro lado, poderá aludir ao gesto de Paz e Amor, típico dos activistas contra a guerra do Vietname nos anos 60. Por isso, depreendo, segundo esta lógica, que as cruaturas bêbedas ou possidónias que tiram fotos no Bairro Alto querem dizer, no fundo “conseguimos ficar bêbedos à quinta cerveja! Vitória! Estamos em paz e que o senhor vos acompanhe”. Mas cuidado que nos países anglófonos este sinal com a palma da mão virada para fora significa um grave insulto e o Paz e Amor pode rapidamente transformar-se num murro nas fuças.

Quanto aos corninhos, eles tradicionalmente significam “a tua mulher põe-te os cornos”, mas toda a gente ultrapassou isso recentemente. Ou não querem saber... O gesto foi mais recentemente adoptado por fãs de rock e heavy metal, tendo sido usado pela primeira vez pelo vocalista dos Black Sabbath, Ronnie James Dio. Este gesto invoca a presença do demónio, das forças do mal e da música a ele associada. Portanto, suponho que o satanismo é comummente aceite hoje em dia para fotos. Este gesto apareceu muitas vezes nos anos 60 em bíblias satânicas. Em contraste, no hinduísmo e no budismo, este gesto é positivo. É o Karana Mudra e destina-se a afastar as forças do mal.

Finalmente, tenho um conselho geral para onde colocar os dedos aquando de uma fotografia: dentro das calças! Porque quando eu vejo os vossos dedos no ar eu imediatamente meto os meus à boca!

 

*As opiniões exprimidas pelos nossos cronistas são pessoais e não reflectem necessariamente as posições da Revista Umbigo.

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: