Fundada em 1990, em Glasgow, pelos designers têxteis Alistair McAuley e Paul Simmons, a Timorous Beasties é, nos dias que correm, (re)conhecida pelos seus têxteis e papéis de parede com padrões inesperados e provocadores.
Representando imagens marcadamente contemporâneas em tecidos tradicionais e papéis de parede, a Timorous Beasties apresenta-se com um estilo de design assumidamente iconoclasta, confrontando desta forma o delicado e por vezes conservador mundo dos têxteis, com as suas ilustrações profundamente detalhadas de insectos, plantas carnívoras, pássaros e outros animais. Conhecidos pela sua reinterpretação contemporânea dos tecidos ‘Toile de Jouy’ oriundos da França napoleónica, criaram diversos ‘toiles’ inspirados em diferentes cidades à volta do mundo.
Tidos hoje como muito tradicionais, os ‘Toile de Jouy’ originais representavam cenários mulherengos e de bebedeiras que reflectiam a sociedade de então. Assemelhando-se à primeira vista com as maravilhosas perspectivas retratadas nos clássicos ‘toile’, um olhar mais próximo e atento revela uma visão aterradora e realista da sociedade contemporânea, onde toxicodependentes, prostitutas e vagabundos são representados sobre fundos compostos por edifícios irónicos.
A abordagem experimental da Timorous Beasties, quer nas impressões concebidas manualmente, quer nas conseguidas digitalmente, reflectem-se num desenvolvimento estético: desde as primeiras e geniosas interpretações de imagens naturalistas de insectos, plantas e peixes, a um estilo gráfico marcadamente contemporâneo que, tal como é ilustrado no Glasgow Toile, explora problemas sociais e políticos. Outro dos pontos fortes de McAuley e Simmons é a capacidade e abertura para oferecer um serviço personalizado, desde a customização de cores a padrões originais e exclusivos. São disso exemplo os tecidos criados para os chapéus de Philip Treacy ou para os interiores do Arches Theatre em Glasgow ou do casino londrino, 50 Piccadilly.
Todo o trabalho desta dupla de criativos escoceses está sediado no seu estúdio em Glasgow, onde ambos continuam a imprimir manualmente muitos dos seus tecidos e papéis de parede. Para além disso, a abordagem experimental e o investimento em novas técnicas de design e de produção permitiu-lhes direccionar o seu trabalho para novas áreas de produto como as rendas, o jacquard, a iluminação, os tapetes e a cerâmica.
Com duas lojas bandeira, uma em Glasgow e outra em Londres, a funcionar, o dia-a-dia de Alistair McAuley e Paul Simmons divide-se entre a constante inovação e renovação da sua própria marca e a colaboração em projectos com marcas como a Brintons Carpets, a Nike e a Famous Grouse ou em colaborações de cariz institucional como as desenvolvidas para o Victoria & Albert Museum ou para a Scottish National Portrait Gallery.