DESIGN

  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none

Foi a primeira edição e serviu para comprovar que valeu a pena e que para o ano há mais. Já existem diversos eventos, mercados e feiras em Lisboa, no entanto e até agora, nenhum deles tinha sido exclusivamente dedicado ao mundo do design. O Sunday Market Lisboa apareceu para preencher uma lacuna.

O mercado que começou em Bilbao em 2013 acontece todos os meses em várias áreas. Teve o seu início na moda, passando pelo design, gourmet ou decoração. Acontece geralmente dentro de edifícios ou em Praças, e conseguiu impor-se como um mercado de referência. "Têm marcas provenientes de toda a Espanha, das Canárias à Andaluzia e conseguiram criar um nome e uma excelente curadoria", conta Tiago Miranda, director do Sunday Market Lisboa, acrescentando que decidiram pegar no conceito deste mercado urbano, trazê-lo para Lisboa e mostrá-lo de uma forma diferente: em contentores. Assim criaram um design district temporário no Terreiro do Paço e ao longo de quatro dias (10 a 14 de Setembro) fomos surpreendidos por uma aldeia de 17 contentores que no seu interior albergaram 20 marcas.

Quatro dias depois, Tiago refere com entusiasmo que o evento superou as expectativas, "tínhamos a consciência de que era um passo arriscado para a realidade nacional de relacionamento com o design. Ainda é uma disciplina que as pessoas encaram como elitista. Decidimos então arriscar e trazê-lo para a rua numa diferente forma de expor estilos, objectos e conceitos", conta com ânimo. Após um processo de curadoria conjunto com o The Sunday Market Bilbao encontraram fabulosas marcas nacionais. "Desde o Minho ao Algarve, todas elas com uma excelente qualidade. O público gostou e todos compraram, de portugueses a estrangeiros, chegando ao ponto de ruptura de stock para algumas marcas".

Please activate Easy Media Gallery Pro license key. You can activate here

A título de balanço Tiago afirma que "agora já é seguro dizer que para o ano há mais e com um número mais elevado de contentores" pois sente que o evento necessita de crescer devido ao facto de existir uma grande quantidade e qualidade no design nacional.

No final agradece ao presidente da Câmara de Lisboa, aos patrocinadores (IEFP e Nescafé Dolce Gusto) à equipa, às marcas e aos DJ's Clube do Cool e da Cafeína e Twiggy "que nos proporcionaram uns belos fins de tarde".

Para o ano há mais!

ARTIGOS RELACIONADOS

Design

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: