Depois de ter estado patente em Londres e Barcelona, inaugura hoje, dia 13 de outubro às 18h00, na Roca Lisboa Gallery a exposição Biomimesis: o desenho inspirado na natureza. A natureza como fonte de inspiração é o mote para esta exposição que aborda a criação de novos conceitos de design em conjunto com as suas formas e funções, servindo não só como referência para levar a cabo projectos decorativos, mas também para a criação de projectos atractivos, eficazes e sustentáveis.
A exposição divide-se em cinco partes:
FORMA – Formas com um propósito
O design industrial copiou muitas formas naturais. Estas formas são facilmente identificáveis por quem visita a exposição, como por exemplo a forma de um bico de ave ou a figura hexagonal de um favo de mel. A biomimética permite que os produtos de design possuam características como menor resistência, maior eficiência, força e funcionalidade.
FUNÇÃO – A natureza resulta
Fornecendo a base de inspiração para a criação de projetos eficazes, práticos e vantajosos, são muitos os designers de produto, arquitectos e engenheiros que encontram na natureza soluções eficientes. As referências de inspiração para estes profissionais são ilimitadas, podendo encontrar em qualquer objecto, desde telefones móveis e radares ao vestuário e vidro, conceitos para a criação de uma próxima geração de design excepcional.
SISTEMA – Sistemas naturais cíclicos e eficientes: o ciclo da água
A água presente na Terra é constante. Inalterada. Continentes, oceanos e a atmosfera são os principais reservatórios a partir dos quais a água circula e é constantemente reutilizada. Estes são processos cíclicos, eficientes, sincronizados e ligados. Se os processos de produção observarem estes princípios, os impactos ambientais serão reduzidos significativamente.
FUTURO – Desafios futuros do biomimetismo
Em todo o mundo, a pesquisa está a ser realizada em novos produtos biomiméticos para enfrentar os desafios do futuro da humanidade: mobilidade, energia e iluminação. Protótipos e projectos inspirados pela natureza formarão soluções inovadoras que irão transformar o modo como vivemos; desde o movimento vertical à geração de energia a partir da luz solar; as possibilidades são infinitas.
ESTÉTICA – A natureza é ela
O número sem fim de formas, cores e estruturas de que a natureza se orgulha também permite que os designers tenham inspiração puramente estética. Tomando a natureza como valor de aparência, os criadores emulam o próprio aspecto da mesma em produtos de design para demonstrar sua beleza crua e a sua atractividade intrínseca.
Na exposição estarão presentes dois exemplos portugueses que demonstram como a natureza e a sua fisionomia podem originar projectos inovadores:
Cadeira Shell – desenhada por Marco Sousa Santos e inspirada na concha de Nautilus (Nautilus pompilius), esta obra congrega a natureza e a tecnologia, incorporando tradição e modernidade.
LZR X Suit – tendo como referência a pele de tubarão (Squaliforms), este fato de competição, desenvolvido pelas Speedo e Petratex, permite a redução da fricção e turbulência, facilitando que os nadadores deslizem na água de forma mais eficaz.
–
Para assistir à inauguração, inscreva-se gratuitamente aqui.
Exposição com entrada livre patente de 13 de outubro de 2015 a 16 de janeiro de 2016.
Morada: Roca Lisboa Gallery – Praça dos Restauradores, 46, Lisboa