• none
por

Amanhã à noite realiza-se a cerimónia de entrega dos prémios VERA. É no Teatro Tivoli e promete homenagear os melhores artistas plásticos da edição deste ano do festival que se realiza na Cordoaria Nacional. Um mundo de pintura, escultura, artes aplicadas, instalação e design, fotografia, museologia e arquitetura invadiu (e vai até 17 de Outubro) a Cordoaria Nacional, em Lisboa, para a IX Edição do VERA World Fine Art Festival, uma das maiores exposições internacionais realizadas em Portugal que reúne obras de mais de 100 artistas oriundos de 25 países.

Organizado pela Fundação World Without Borders (WWB) e pela Fundação Pública de Apoio à Cultura e ao Desenvolvimento da Arte Contemporânea de Moscovo, este festival apresenta obras de 100 artistas de 25 países e conta já com sete edições realizadas em Moscovo, sendo a edição de 2015 a segunda em Portugal. Este ano, o VERA conta com a participação de artistas de Portugal, Angola, Brasil, Guiné Bissau, Espanha, Rússia, Azerbeijão, Emirados Árabes Unidos, Turquia, Uzbequistão, Ucrânia, Bélgica, Geórgia, Argélia, Moçambique, Bulgária, Israel, Holanda, França, Áustria, Moldávia, Alemanha, Grécia, Reino Unido e África do Sul.

Este ano quem visita a Cordoaria pode observar obras de Rafael Canogar, Julião Sarmento, Thomas Ruff, Álvaro Lapa, Thomas Struth ou Luis Feito entre muitos outros artistas e só para nomear os mais sonantes. No VERA Festival participam também as melhores galerias portuguesas, como a “Cordeiros", do Porto, ou o Clube Nacional de Artes Plásticas. Com curadoria de Vera Kiselev (presidente da Fundação Pública de Apoio à Cultura e ao Desenvolvimento da Arte Contemporânea de Moscovo), o festival “visa reforçar a cooperação internacional através da arte e, sobretudo, promover o desenvolvimento da arte moderna e das relações entre artistas de diferentes países.” Conta com um júri internacional presidido por Tahir Salahov, prestigiado artista e académico, laureado com o Prémio de Estado da Federação Russa.

Mas o Vera Festival tem ainda outra importante missão: revelar novos nomes no mundo da arte contemporânea. Através do recém criado projecto “Talento em Ascensão” jovens artistas podem apresentar os seus trabalhos, que serão igualmente considerados para as respectivas categorias no Vera World Fine Art Festival. Em Portugal, o VERA Festival traduz-se em dois momentos: uma exposição temporária anual na Cordoaria e uma Gala no Teatro Tivoli dedicada à comemoração das Belas-Artes que culmina com a entrega dos Prémios VERA World Fine Art nas oito diferentes categorias. Paralelamente à exposição, o VERA Festival apresenta ainda o Art Talks, um programa de palestras, conferências, masterclasses e mesas redondas sobre os movimentos e tendências da arte contemporânea, presididos por artistas, arquitectos e curadores.

A entrada para o Festival VERA World Fine Art custa 5€.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: