DESIGN

  • none
  • none
  • none
  • none

A Galeria Bessa Pereira mais uma vez consegue realizar a tarefa de contar histórias com design. Com a exposição Room Service, não só se reúnem peças de mobiliário de design português das décadas de 50, 60 e 70 em contexto de pensamento e conceito, como resgata memórias de vivências ligadas aos momentos de lazer de Lisboa e arredores em tempos passados. Estes objectos, retirados de seus habitats e recontextualizados em galeria, ganham outra leitura e permitem compreender uma área do design que está pouco estudada.

Room Service consiste num agrupamento coerente de peças de mobiliário provenientes de espaços hoteleiros, como por exemplo, um cadeirão da autoria de José Espinho que integrava a linha de mobiliário Sacavém. Terá vindo da Pousada de São Pedro em Castelo de Bode, obra de 1954. Ainda não é paradigmática da linguagem que José Espinho desenvolveria mais tarde, mas dá uma luz sobre o desenvolvimento da sua produção posterior. “Consoante nós nos vamos debruçando sobre isto, e devido à inexistência de qualquer bibliografia sobre este tipo de mobiliário, aquilo que eu verifico empiricamente quando vejo a evolução de José Espinho é uma depuração das formas. Nas últimas peças que ele faz da linha Sacavém, todos os ornamentos estão limitados ao mínimo. O coração vazado é que se mantém sempre. É uma coisa que vem da tradição portuguesa do século XVIII”, explica Carlos Bessa Pereira.

Da exposição faz também parte um cadeirão da Pousada de São Teotónio, em Valença, desenhada pelo arquitecto João Melo Andersen. De linguagem moderna, linhas fluidas e orgânicas. Pensa-se que seja do italiano Marco Zanuso, apresentada em 1951 na Trienal de Milão e que foi galardoada pela sua inovação estética, formal e de materiais. Esta cadeira teve imenso sucesso em Portugal e equipou outros interiores como o Instituto de Beleza Madame Campos em Lisboa, do arquitecto Francisco Conceição Silva.

Na parede destacam-se os apliques do Hotel Penta, de 1975, de Daciano da Costa. Também a cómoda suspensa que vem dos seus quartos. “O Hotel Penta é paradigmático pelo facto de toda a sua arquitectura ter sido influenciada pelo design em vez do contrário, mais frequente. O quarto-tipo desenhado por Dacioano da Costa serviu como célula para o desenvolvimento do resto da arquitectura do hotel”, esclarece a curadora Ana Sofia Araújo. Os cadeirões e o candeeiro de cariz mais pop são do complexo Torralta, em Tróia, de 1970. Trata-se de um projecto megalómano do inovador atelier do arquitecto Francisco Conceição Silva. É o primeiro momento de inserção do movimento pop ao nível dos interiores de hotelaria em Portugal. O conjunto tem uma coerência formal e todos os objectos para o complexo da Torralta foram desenhados especificamente para lá.

Do conjunto há que referir a cadeira do Casino Estoril, de 1969, da autoria de José Espinho, feita para a Sala Baccarat.

Com este percurso começámos a perceber que se trata de um pedaço de história de uma certa vivência de lugares icónicos de Lisboa e arredores. “Tudo isto faz parte do meu universo de infância. Quando eu era miúdo sentava-me numa destas cadeiras da piscina de Tróia. Aquilo era tão revolucionário naquela altura que nós íamos de Lisboa para Tróia só para ir à piscina”, conta Carlos Bessa Pereira.

Do espólio vem também uma cadeira totalmente paradigmática da linguagem posterior de José Espinho e que tem muito a ver com o design escandinavo. O toucador da linha Belém, feito nos Móveis Olaio, que integrou o Hotel Tivoli da Avenida da Liberdade em 1957 e foi desenhado também por José Espinho. A cadeira que integrou os interiores do Hotel do Mar em Sesimbra... “As primeiras peças comprei-as há mais de cinco anos e desde então tenho andado com a ideia de reunir esta exposição quando encontrasse a pouco e pouco outras peças que permitissem completar o núcleo. Depois encontramos algumas peças-chave que permitem ligar todos os elementos”, diz o galerista. Estas peças são marcos numa viagem no tempo mas não se pense que ficaram paradas no tempo.

Exibição:
30 maio – 30 junho, 2014
Horário:
Terça a Sábado, 14h30 às 19h30
Localização:
Rua de S. Bento, n.º 426
1200-718 Lisboa
Email:
infogbessapereira@gmail.com
site:
www.galeriabessapereira.com

ARTIGOS RELACIONADOS

Design

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: