Adorava-as! Tinham uma sola preta de design complexo que parecia ter sido retirada de uns ténis de alta performance desportiva. As tiras feitas de uma espécie de neopreno e que se juntavam umas às outras com velcro, eram igualmente pretas, mas com alguns apontamentos em branco, cinzento e cor-de-laranja berrante. Pareciam do futuro! Estou a falar, como é óbvio, das minhas sandálias desportivas da Nike, que comprei e usei, se bem me recordo, em dois Verões consecutivos, na altura em que ainda andava na escola primária. Nunca ousei combiná-las com meias, mas juro que, por vezes, me senti tentado (os turistas é que sabem!).
Sandálias K L A R
Entretanto, cresci, e rapidamente apercebi-me de que, para muitas pessoas, não era “cool” usar esse tipo de sandálias. Aliás, sandálias no geral, para rapazes acima dos 12 anos, não eram vistas como uma boa opção. As Havaianas, essas sim, eram “fixes” para um miúdo armado em crescido, cheio de medo de ser rejeitado pelos seus grupos de pares. Nada contra Havaianas! Na verdade, adoro-as, mas, hoje, digo, sem medos, que discordo totalmente daqueles que dizem que sandálias para homens são ridículas.
Sandálias Louis Vuitton
Para minha felicidade, vários designers e marcas conceituados concordam comigo. Desde Miuccia Prada até Riccardo Tisci (Givenchy), a passar por Patrik Ervell e pela portuguesa (e sempre excitante!) K L A R, as sandálias desportivas parecem ser objectos dignos de admiração por parte de grandes mentes criativas. E este ano são uma das grandes apostas para o Verão!
Sandálias Prada
Sandálias Patrik Ervell
Sandálias Givenchy