Conheceram-se no curso de Design de Moda e seguiram percursos diferentes, que passaram pela arte, publicidade e styling. A Maria João Fialho nasceu no Porto, mas já se sente uma lisboeta. Trabalhou em publicidade, mas é perita em traje de corte feminino do século XVI. A Joana Bernardo é de Lisboa e passou temporadas em terras de sua majestade. Gosta de pintar o cabelo de cores variadas, fá-la sentir-se uma personagem de Miyazaki.
Os seus percursos paralelos acabaram por convergir e escolheram voltar às origens criando uma nova loja online que retoma o conceito da boutique dos anos 60 e 70. Falamos do projeto Les Filles que surgiu para preencher um vazio que as suas criadoras encontraram no mercado da moda. Tornou-se assim numa importante loja que junta marcas e designers, em grande parte desconhecidos do público português, que, privilegiando materiais e técnicas, têm em comum uma estética que junta o dressing up, casual, nostalgia e o gosto pelos detalhes.
Les Filles é sobre descobrir novos designers, explorar e divertirmo-nos a escolher o que vestir, pelo que a escolha das marcas e designers de roupa e acessórios deu primazia à forma como trazem individualidade a quem as veste. Rachel Antonoff (EUA), ANDRESGALLARDO (Espanha) e Marques’Almeida (UK), bem como o designer portuense Pedro Neto ajudam a criar este imaginário, que traz ainda em exclusivo europeu a marca australiana Soot.