Imagem de capa: Mário Belém.
A feminilidade não pertence só às mulheres e a masculinidade não pertence só aos homens. É este o conceito explorado em gineceu x androceu, a exposição a ver na ModaLisboa que inaugura dia 11 de Março às 19h30. Trata-se de uma mostra de fotografia de moda concebida por João Telmo, que reúne 20 personalidades portuguesas e 11 designers de moda portugueses.
A mostra parte do conceito de performatividade de género, defendido pela filósofa Judith Butler, no seu livro Gender Trouble, que defende que o género é um processo profundamente constrangido pela performatividade. Quando o indivíduo nasce observa uma repetição e ritualização de comportamentos, o que vai implicar que uma essência genderizada seja antecipada. A autora argumenta que o género é algo que não é intrínseco no indivíduo, mas sim que a materialização do género decorre de um processo de repetição e ritualização. Trata-se de um processo de sujeição, que tanto implica a produção de um sujeito como a sua subjugação às normas que o produziram.
Assim, a exposição faz uma apresentação, através da caracterização e da roupa, de uma inversão do género produzida em 20 atores, entre eles Carla Bolito, Cláudia Efe, Filomena Cautela, Inês Castel-Branco, João Telmo, Martim Pedroso, Nuno Gil. Entre os designers estão Dino Alves, Luís Carvalho, Nair Xavier, Ricardo Preto e Storytailors.
As fotografias estarão à venda durante a exposição, sendo que 30% da venda das mesmas reverte para a Associação Abraço.
Para ver no Paços do Concelho – Praça do Município
11 de março das 18h00 às 21h00; 12 e 13 de março das 14h00 às 22h00