MODA E BELEZA

  • none

Nicola Ghesquière é o novo director criativo da Louis Vuitton.

Isto são boas ou más notícias? Bem, depende. Depende de quem gostam mais, ou do Marc Jacobs, ou do Nicola Ghesquière (embora o mais certo é que prefiram o segundo, duh!). Depende também daquilo que ainda não vimos, ou seja, de como é que o antigo director criativo da Balenciaga se vai adaptar ao seu novo "habitat". Espera-se que não, mas há sempre a possibilidade de a mudança de estética ser radical e isso desiludir MUITAS pessoas. Depende ainda das restrições que lhe vão ser impostas. Ghesquière saiu da Balenciaga porque lhe impuseram muitos limites, por isso, é provável que isso não aconteça na Louis Vuitton, pelo menos nos primeiros tempos. Ainda assim, estamos a falar de uma das marcas de luxo mais importantes e icónicas do mundo. Será que deram total liberdade ao novo designer?! Hmmm...

Ou seja, por enquanto, é relativo dizer se o anúncio da contratação de Ghesquière para a Louis Vuitton foi uma boa ou má notícia. Ainda não vimos nada. No entanto, a julgar pelo magnífico trabalho do rapaz na Balenciaga, a confirmação do seu novo posto de trabalho não deve deixar ninguém mal disposto. A mim, pelo menos, não deixou. Estou curioso para ver a sua primeira colecção.

Vai ser interessante ver até que ponto ele vai explorar os símbolos da casa francesa (exemplo: o monograma da marca ou as parcerias que Jacobs estabeleceu com artistas contemporâneos como Stephen Sprouse e Takashi Murakami). Será que ele vai ignorar isso tudo?

Ghesquière é conhecido por frequentemente se inspirar em ficção ciêntífica, algo não muito usual na casa Vuitton. Ora aí está mais um interessante dado...

Mais, as musas de Marc Jacobs são diferentes das do Nicola. Sofia Coppola, uma das melhores amigas de Jacobs, esteve vários anos associada à Louis Vuitton. Com esta mudança, dizemos adeus à relação da realizadora americana com a marca? A situação inversa impõe-se relativamente às musas de Ghesquière - Charlotte Gainsbourg e Kristen Stewart, por exemplo. Será que vamos vê-las brevemente em campanhas da Louis Vuitton?

Ah, tantas perguntas e tão poucas respostas...

Estou muito feliz com as notícias, acreditem. Mas, o melhor é mesmo esperarmos para ver. Fingers crossed!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Moda e Beleza

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: