Para quem não sabe, eu tenho um blog de moda e, quando, em Abril deste ano, foi anunciado que o Nicola Formichetti, antigo stylist da Lady Gaga, iria sair da Mugler para ocupar o cargo de director artístico da Diesel, a única coisa que me ocorreu para partilhar junto dos meus seguidores foi isto:
Agora, cerca de cinco meses depois, vejo que não me enganei. A ideia da contratação do Formichetti foi mesmo inteligente, visto que, hoje em dia, ele é uma espécie de celebridade e todos os miúdos que andam no Tumblr e que gostam de Lady Gaga veneram-no e seguem todos os seus passos em todas as redes sociais online.
Por outro lado, a questão do “reboot”, o chamado DIESELREBOOT, também é, tal como eu referi, interessante, consistindo numa comunidade global de criativos emergentes “hospedada” no Tumblr e que é gerida pelo próprio Nicola. É uma ideia muito boa, não só porque permite dar mais visibilidade a novos talentos de qualquer parte do mundo, mas também porque cria um enorme envolvimento entre os utilizadores da plataforma e a Diesel – marketing bem feito, portanto.
Recentemente, o WWD divulgou, no seu website, as primeiras imagens de uma campanha associada à DIESELREBOOT. Na produção, podemos ver modelos amadores e profissionais que foram recrutados através de redes sociais como o Instagram ou o Tumblr, e que tentam representar diferentes grupos de pessoas, com estilos originais e corpos de variadas formas (magros, gordos, baixos, altos, etc). A fotografia ficou a cargo da conceituada dupla de fotógrafos de moda Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin (os mesmos responsáveis pelos mais recentes trabalhos fotográficos associados a Lady Gaga, incluindo as imagens do novo álbum da cantora, ARTPOP, e o vídeo do seu primeiro single, Applause).
Na terça-feira, a Diesel lançou outra campanha, desta vez para a sua linha de jeans híbridas, as Jogg Jeans, que misturam ganga com jersey, criando uma peça mais flexível e menos limitadora, em termos de movimentos, para quem a veste. No vídeo da campanha, que se encontra no final deste artigo, podemos ver alguns dançarinos profissionais a usarem Jogg Jeans e a dançarem livremente ao som do novo single da Azealia Banks, ATM Jam. Exacto, a escolha de Azealia Banks, que tem uma enorme legião de fãs gays, corrobora aquilo que eu, em Abril, também previ: com Formichetti, as coisas, na Diesel, prometem ficar ainda mais “gay”!