MODA E BELEZA

  • none

Fotografia de capa: Catarina Santos no backstage do desfile Outono/Inverno 2015 de Pedro Pedro.

Pedro Pinto e Catarina Santos, para além do facto de ainda serem “teenagers”, têm em comum a naturalidade portuguesa e uma carreira como manequins em forte ascensão, tanto a nível nacional como internacional. Atualmente com 19 anos, já desfilaram em semanas de moda como a de Paris, Milão ou Londres, trabalhando com alguns dos nomes mais importantes da indústria a nível global.

No fim-de-semana passado, durante a ModaLisboa, tive a oportunidade de falar um bocado com os dois modelos. O António Palma fotografou-os no backstage.

Antes de se ter tornado manequim, ao ganhar o concurso Elite Models 2013 com apenas 17 anos, Pedro Pinto não percebia muito de moda. À medida que foi fazendo os seus primeiros trabalhos como modelo, passou a conhecer melhor os actores e as dinâmicas da indústria. Uma das coisas que mais lhe surpreendeu “foi a diversidade de modelos, marcas e outros profissionais que fazem parte do mundo da moda, sobretudo fora de Portugal”.

pedropinto_dinoalves
Pedro Pinto no backstage do desfile Outono/Inverno 2015 de Dino Alves

O seu primeiro grande trabalho a nível internacional foi um desfile da Dolce & Gabbana – uma das suas “marcas de eleição”, confessa. Entretanto, já pisou outras passerelles internacionais, vestido de Missoni e La Perla, por exemplo.

Lá fora, Pedro também chamou a atenção de Nicola Formichetti, o atual diretor criativo da Diesel (também conhecido por ter sido stylist pessoal de Lady Gaga), que o tem usado em várias das últimas campanhas da marca italiana.

pedropinto_diesel_joggjeans
Pedro Pinto na última campanha da linha JoggJeans da Diesel

Por cá, Pinto desfila para vários criadores nacionais, sendo especialmente adorado pelo Miguel Vieira. Por duas vezes consecutivas, o manequim foi escolhido para protagonizar as últimas campanhas do designer português.

Os amigos e familiares de Pedro, que o aconselharam a participar no concurso da sua agência-mãe há dois anos atrás, mostram-se orgulhosos ao vê-lo a vingar no mundo da moda. “Um mundo que lhes é distante”, diz o modelo.

pedropinto_miguelvieira
Pedro Pinto no backstage do desfile Outono/Inverno 2015 de Miguel Vieira

Catarina Santos também assinou o seu primeiro contrato como modelo ao participar num concurso organizado pela sua agência-mãe, a L’Agence, em 2013. Na altura, tinha 18 anos.

Ao ter iniciado a sua carreira como manequim, surpreendeu-se com o facto de existir “mesmo muito trabalho por detrás dos desfiles (maquilhadores, cabeleireiros, modelos…)”, sendo “tudo pensado ao mínimo pormenor”. Outra coisa que antes não sabia, mas que depressa se apercebeu, foi que “a vida das modelos não é tão fácil como se pensa”.

catarina_alexandramoura
Catarina Santos no backstage do desfile Outono/Inverno 2015 de Alexandra Moura

O primeiro trabalho de Santos a nível internacional foi com a casa francesa Lavin – uma experiência que a ajudou “a crescer enquanto modelo e como pessoa”, confessa.

No entanto, diz que, lá fora, quem gostou mais de conhecer foi a dupla de portugueses Marta Marques e Paulo Almeida (responsáveis pela Marques ‘ Almeida), para quem já desfilou em Londres. Catarina considera-os pessoas fantásticas e sente-se muito acarinhada por eles e por toda a sua equipa. A manequim diz que é sempre bom ouvir falar português, quando se está longe do seu país.

Santos já está mais do que habituada a fazer lookbooks. Na última temporada, por exemplo, foi fotografada para a Mango, PPDC, Lanidor e Globe.

catarina_campanha_diogomiranda
Catarina Santos na campanha S/S 15 de Diogo Miranda

Dentro do panorama nacional, Catarina gosta especialmente do trabalho do designer Diogo Miranda. A manequim já foi requisitada várias vezes para desfiles, campanhas e lookbooks do criador português. Na verdade, Santos considera que o trabalho que tem vindo a desenvolver com Diogo Miranda é um dos mais importantes e prestigiantes da sua carreira até hoje. A modelo acredita que é um motivo de orgulho apoiar o que se faz de bom no nosso país.

Catarina Santos sente que é um orgulho para os seus pais. “(Eles) adoram ver tudo o que eu faço e mostrar a toda a gente”. O seu namorado, Bernardo Cascais, também ele modelo e agenciado pela L'Agence, dá-lhe um apoio especial, compreendendo, por experiência, as exigências da sua profissão e acompanhando-a, por vezes, em viagens de trabalho.

ARTIGOS RELACIONADOS

Moda e Beleza

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: