Chama-se Comme des Carrés e trata-se de uma colaboração entre duas grandes forças da indústria da moda: Rei Kawakubo, directora criativa da Comme des Garçons, e Hermès, a icónica casa francesa conhecida pelos seus lenços de seda e luxuosos acessórios feitos em pele.
Se tivermos em conta o facto de as duas casas em questão se terem mantido sempre fiéis a si próprias, aos seus próprios códigos, ao longo do tempo, - por um lado, temos o luxo e a tradição da Hermès, por outro, a rebeldia e as ideias “anti-fashion” da Comme des Garçons - esta colecção acaba por ser mais expectável do que, à primeira vista, se poderia imaginar.
A colecção Comme des Carrés divide-se em duas partes. A primeira, que pode ser vista neste post e estará à venda nas lojas Comme des Garçons de Tóquio, Nova Iorque e Paris, chama-se “Noir et Blanc” e inclui uma série de cinco lenços num esquema de cores a preto e branco. A segunda parte, intitulada “Coleur”, apresenta seis lenços mais coloridos e estará disponível ao público, mais tarde, apenas na loja Dover Street Market de Rei Kawakubo em Londres.
Através da Comme des Carrés, que foi lançada oficialmente anteontem, em Nova Iorque, Kawakubo quis reinventar os lenços da Hermès, objectivando-os como obras de arte e misturando elementos representativos da marca francesa, como é o caso da inspiração equestre, com elementos característicos da estética Comme des Garçons (humor, polka dots e xadrez).