NOTAS SOLTAS

  • none
por

Ondina Pires tem estado em diversas vanguardas. Passou por bandas como Ezra Pound e a Loucura, Pop Dell’Arte, Great Lesbian Show, entre uma série de intervenções e performances nas artes plásticas e literárias. A preparar uma antologia dos seus trabalhos, lançou no final do ano passado a biografia de Víctor Gomes, o rei do rock dos Gatos Negros, mas hoje é ela a biografada na exposição Under-Ventures by Ondina a ter lugar de 13 a 17 de Julho no Palacete dos Viscondes de Balsemão no Porto.

Segundo referiu no seu texto Ondina Pires: o espectáculo da arte e da sábia-loucura publicado a 29 Janeiro 2015 no blog Preguiça Magazine: "Nasci a 9 de Novembro de 1961, na baixa de Lisboa, no seio de uma família muito humilde mas com algumas referências artísticas: livros, jornais, desenhos, pequenos quadros a óleo e o gosto pela música. (…) Com o 25 de Abril de 1974 vieram outras referências que se somaram às anteriores (…). Era o tempo da descoberta dos outros – os colegas de Liceu Camões, os vizinhos reaccionários, o cinema, a música rock (aos 11 anos, paixão assolapada pela música de Susi Quatro!), as roupas que eu modificava ou fazia porque detestava aquilo que a minha mãe e a minha madrinha me tentavam impingir… Em 1977, a segunda grande paixão musical – Sex Pistols! E nunca parei. Ao mesmo tempo que tentava 'digerir no mesmo saco' o movimento punk, as contraculturas beat generation e hippie, música negra americana, os clássicos da literatura portuguesa (…), arte DADA, Surrealismo, Futurismo, Leninismo, Marxismo, Anarquismo, Fascismo e um ror de “ismos”, 'gramava' a chatice dos programas escolares, ensaiava com colegas amigos do Camões os primeiros passos musicais e poéticos."

São estas as experiências, de uma pessoa que atravessou vários momentos e movimentos, que poderão ser vistas na exposição Under-Ventures by Ondina de 13 a 17 de Julho no Palacete dos Viscondes de Balsemão: Rua das Oliveiras, Jardim Carlos Alberto, Porto.

Ondina Pires 2

ARTIGOS RELACIONADOS

Notas Soltas

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: