JOALHARIA

  • none

Imagem de capa: S/Título, 2012. Fio de prata e seda.

Inês Sobreira vive no Porto. É  engenheira e mais tarde frequentou o Curso de Artes / Joalharia da ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. A partir de então, começou a trabalhar em joalharia. Como aluna exemplar foi, durante vários anos, professora de projeto da mesma escola e muito colaborou na incrementação deste curso.

Há já vários anos é membro ativo da Direção da PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea.

Em joalharia, trabalha em malha de prata e, por vezes, de ouro. Frequentemente associa fios ou fitas de látex ou de outros materiais, os quais dão às peças um atraente colorido. A elasticidade da malha de metal confere conforto às peças, como se de uma ergonomia livre se tratasse. São colares, pulseiras, anéis e outras joias nossas contemporâneas.

Construir uma peça, juntar diferentes elementos, destacá-los ou escondê-los, dar-lhes preciosidade, é o que pretendo quando pego numa agulha, fio e começo a tecer as minhas peças. Valorizo a cor, o ritmo, os pormenores, o contraste do brilho da prata na borracha, a flexibilidade das estruturas que se adaptam às formas do corpo. As peças vivem no e para o corpo e só aí é que as considero prontas,” diz Inês Sobreira no seu blog”.

Estas peças não são de uma intelectualidade indecifrável, tal como outras afiliadas à joalharia nossa contemporânea. Pelo contrário, estão adaptadas ao uso quotidiano. Inês Sobreira mostra, assim, facetas da diversidade da joalharia de hoje. Será arte? Será design? Inclino-me para dizer que é design, já que quase nunca inclui títulos que refiram metáforas.

No entanto, entre arte e design as fronteiras estão cada vez mais difusas. Este é um facto a que também assistimos na joalharia contemporânea. Peças feitas em série, podem não ser design. Peças manuais também podem não ser design, peças sem metáforas podem ser arte ou design. Trata-se de analisar caso a caso e de ouvir as intenções de cada autor.

pulseira-1
S/Título, 2006. Fio de prata, silicone e ónix

pulseira-4
S/Título, 2005. Fio de prata e silicone

pulseira-5
S/Título, 2003. Fio de cobre anodizado

ARTIGOS RELACIONADOS

Joalharia

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: