Fotografias: Cláudia Garcia.
Nos dias 5 e 6 setembro às 19h o palco do Grande Auditório da Gulbenkian vai receber a peça In-Organic com coreografia e performance de Marcela Levi.
Marcela Levi vem, desde 2002, elaborando uma linguagem que desenvolve tensões entre a hierarquia corpo e objecto, incidindo sobre diversas dicotomias (dentro-fora, corpo-mente, ativo-passivo, afirmação-negação) que muitas vezes balizam a nossa percepção. “Procuro activar no meu trabalho com os objectos, uma terceira coisa que não é mais nem o meu corpo nem o objecto em sua autonomia, mas sim um corpo/objeto/sujeito imbricado. Foi dessa prática de trabalho que surgiu a palavra “subjetos”: objectos/sujeitos deslocados e desfuncionalizados. Em In-Organic, trabalho com 25 metros de colar de pérolas, uma cabeça de boi embalsamada, grampos de cabelo e um sinalizador de bicicletas. O trabalho joga também com os arquétipos mais comuns do sudeste brasileiro, suas músicas e suas imagens associadas ao trabalho com os bois", explica a coreógrafa.
In-Organic foi contemplado com o Prémio Klauss Vianna 2007, do Programa Rumos Dança Itaú Cultural, incluído pela organização inglesa Artsadmin no “The top 40 illustrated guide to 2008” e foi considerado um dos dez melhores trabalhos em dança de 2007 na lista do Jornal do Brasil. Segundo referiu Roberto Pereira no Jornal do Brasil “...O que salta aos olhos, logo de cara, é que não se trata apenas de uma bailarina, mas de uma criadora que cria não para si, mas em si. Que não usa seu corpo para sua dança, mas seu corpo é sua dança, absolutamente inundado de uma presença desconcertante..."
5, 6 setembro, 19h, Palco do Grande Auditório Gulbenkian
Duração aproximada do espetáculo: 35 minutos
Ficha Técnica
Concepção, direcção e performance: Marcela Levi
Criação: Marcela Levi e Ana Carolina Rodrigues
Colaboração dramatúrgica e assistência de direcção: Flavia Meireles e Lucía Russo
Concepção de espaço, objectos de cena e figurino: Marcela Levi
Desenho de luz: José Geraldo Furtado
Fotografia: Claudia Garcia
Música: Bruno Rezende
Consultoria de objetos: Joelson Gusson
Realização: Improvável Produções