É já em Março o regresso dos Wooden Shjips a Portugal, com duas datas uma no Porto, a 05.03, outra no Centro Cultural do Cartaxo, a 06.03.
Estiveram em Lisboa em 2008, numa paragem na Caixa Económica Operária, quase no início da carreira, desde então foram lançados mais três álbuns, e aproveitam a ocasião para nos apresentar o novo Back to Land e assim finalizar a tournée europeia.
Dos Wooden Shjips, o que podemos esperar é uma carga intensiva de rock psicadélico, cru e muito genuíno, algo muito comum ao projecto paralelo do guitarrista Ripley Johnson e Sanae Yamada, Moon Duo.
Ao fazerem estas descargas intensas de rock, podemos encontrar algumas pontes entre os Crazy Horse e a simplicidade tensa dos Suicide, o resultado termina numa audição em loop, extremamente viciante aos seus álbuns.
O novo disco, Back to Land, é o primeiro da história da banda a ser concebido fora de São Francisco. O clima exuberante de Oregon influenciou largamente a composição dos temas, levando a banda a experimentar sonoridades mais orgânicas e sóbrias, como a da guitarra folk mas sem abandonar a sua base modernista psicadélica.
A eles juntam-se os Black Bombaim, a aclamada banda de Barcelos, que por onde passa impressiona. Foi a primeira banda portuguesa a tocar no Roadburn, festival holandês dedicado à música psicadélica, stoner e experimental, figurando no cartaz ao lado de artistas como The Swans, Wovenhand, Godspeed You! Black Emperor, Killing Joke, isto em 2013.
Para finalizar a noite que se espera de uma elevada intensidade temos a dupla de Dj's, Glenn de Pires & Candy Diaz, uma dupla de melómanos e descobridores de pérolas, por vezes esquecidas, direcionadas para sonoridades psicadélicas, por entre prog, space rock, entre outras coisas.
Centro Cultural do Cartaxo
Reservas: 243701600
Email: centroculturalcartaxo@gmail.com